Exibem corpos de sonho mas, muitos deles, escondem privações alimentares, horas no ginásio e até tratamentos drenantes, modelantes e tonificantes, apesar de muitas figuras públicas garantirem que não fazem dieta. Conversamos com Rebecca Harrington sobre o seu mais recente livro, «Experimentei as Dietas de Celebridades e Sobrevivi», publicado em Portugal pela Porto Editora. As regras do projeto eram simples.

A jornalista teria de «comer como as celebridades o fazem no seu dia a dia, comprar todos os livros de culinária escritos por elas e fazer os seus exercícios diários». Num registo leve e humorístico, a jornalista norte-americana dá-nos a conhecer os efeitos reais dos regimes alimentares de estrelas como Marilyn Monroe e Beyoncé.

Através desta experiência, Rebecca Harrington queria tentar perceber se, realmente, somos aquilo que comemos. Mas, ainda que a resposta no final do livro talvez não seja a mais satisfatória, a verdade é que, até lá, vai dar umas boas gargalhadas. Conheça o seu veredito!

A dieta mais eficaz

A cantora Beyoncé leva o galardão de regime alimentar que oferece resultados mais rápidos. «Beyoncé tem mesmo jeito para a vida. Entre a [dieta] Master Cleanse e a dieta pós-gravidez perdi quase cinco quilos», escreve Rebecca Harrington. Resta dizer que foi em apenas dez dias. Porém, mais uma vez, o caminho não foi fácil.

Enquanto Beyoncé seguiu os preceitos do regime Master Cleanse durante 15 dias, Rebecca Harrington conseguiu apenas ir até aos três dias. O Master Cleanse envolve beber uma limonada com pimenta-de-caiena e xarope de ácer escuro, nove vezes por dia. O que lhe parece?

A dieta cinco estrelas

Gwyneth Paltrow ganhou uma fã graças à aventura de Rebecca Harrington pelo mundo das dietas das celebridades. A autora de «Eu Experimentei as Dietas dos Famosos e Sobrevivi», não poupa elogios à atriz de «Shakespeare in Love», «A Paixão de Shakespeare», na versão portuguesa, filme de 1998. «Gwyneth é fantástica em tudo, até na alimentação saudável», escreve.

«É a melhor das dietas. É uma maneira fabulosa de se viver», declara Rebecca Harrington. Segundo a jornalista e escritora norte-americana, o estilo de alimentação proposto pela atriz no livro de culinária «It’s All Good» é o mais sustentável e saboroso de todos os que já testou. Mas tem um (grande) senão. É dos mais caros!

«Se não fosse a falência garantida, segui-la-ia à risca, todos os dias», diz Rebecca Harrington. E faz questão de sublinhar em quanto lhe ficou a experiência. «Gastei um total de 139,32 €! Nunca paguei tanto por uma semana de mercearia», critica.

Veja na página seguinte: As celebridades que mais cativaram a jornalista

O top das famosas

Algumas celebridades não conquistaram Rebecca Harrington pelo estômago mas, sim, pela sua personalidade. «Nunca imaginei vir a compreender tão bem as mulheres que descrevi através da comida. Passado algum tempo, sentia uma certa afinidade com elas», confessa a autora. O que não significa que as dietas fossem menos difíceis de concluir do que as restantes:

- Jackie Kennedy

«Era muito requintada. Jackie tinha um gosto impecável, até no que dizia respeito a dietas. Comia sempre coisas bastante agradáveis», escreve Rebecca Harrington. No entanto, um dos regimes alimentares a que a mulher de John F. Kennedy se submetia resumia-se à ingestão, diária, de uma batata assada recheada com caviar beluga e natas ácidas.

- Elizabeth Taylor

A atriz norte-americana, considerada a mulher mais bonita do mundo, chegou a pesar 80 quilos, mas conseguiu baixar para os 55. E revelou os seus segredos no livro «Elizabeth Takes Off», que incluia receitas como requeijão com natas ácidas e bife com manteiga de amendoim. Harrington conta que deixava no prato o que não gostava. E gostava de um bom cocktail.

- Victoria Beckham

«Tem um sentido de humor quase diabólico», segundo Rebecca Harrington. E é por esse motivo que passou a gostar da Posh Spice. Porque as dietas que segue foram o equivalente a tortura para a jornalçista. «Na Dieta das Cinco Mãos, só podemos comer o equivalente a cinco palmas cheias de comida por dia», explica. Deu a dieta por terminada ao fim de três dias.

- Cameron Diaz

Foi modelo, é atriz e agora autora de «The Body Book», que Rebecca Harrington caracteriza como «uma espécie de manual de nutrição holística». A jornalista considera-a «muito sincera» e gostou muito de um prato concebido pela atriz. Papas de aveia salgadas, com alho francês caramelizado, hortaliças e molho ponzu.

Texto: Filipa Basílio da Silva