Por Dra. Carla Castrelo – Nutricionista na Corporación Dermoestética de Lisboa

Fruta

Fruta

Use e abuse, mas saiba combinar

Não há como resistir aos sumos de fruta e mesmo à fruta fresca nos dias quentes de verão. Mas assim mesmo há que saber qual a fruta que melhor se adapta às suas necessidades energéticas e diárias.

A banana - Se por norma e mesmo em férias têm dias de grande actividade a banana – que por norma não é aconselhada nos regimes de emagrecimento – é a melhor arma para enfrentar o dia. Uma banana pela manhã contém o magnésio, cálcio, fósforo e ferro, necessários para equilibrar o organismo e mantê-lo concentrado nas várias tarefas diárias, mesmo em férias. Para além do mais têm muitos hidratos de carbono óptimos para começar uma manhã de verão. Mas atenção: só deve consumi-la de manhã. Pode combiná-la com chá ou café e com um copo de leite desnatado ou um iogurte magro.

A melancia - Outra fruta amiga do seu emagrecimento é a melancia: é deliciosa e é uma óptima fonte de água e fibra. A parte melhor é que tem pouquíssimas calorias. Uma porção de 100 g de melancia contém apenas de 25 a 30 calorias. é muito nutritiva, pois fornece vitaminas do complexo B e C, potássio e licopeno, um antioxidante natural que auxilia no combate de Várias doenças e amigo da pele.

A maçã - Existe um ditado popular que diz que “uma maçã por dia mantém você longe dos médicos". Além de conter pectina, uma fibra solúvel que dificulta a absorção das gorduras, da glicose que elimina o colesterol, actua no bom funcionamento do intestino e tem acção diurética, ou seja, o potássio contido na polpa da fruta elimina o sódio e, consequentemente, o excesso de água do corpo.

Os morangos - Também pouco calórico, seja do tipo selvagem ou híbrido, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio que evita a fragilidade dos ossos, age contra as infecções e evita hemorragia.

De um modo geral como a fruta fora das refeições ou espere entre 30 minutos a uma hora depois de cada refeição para as ingerir. E se possível limite-se a um tipo de fruta por dia. Hoje maçãs, amanhã morangos, depois de amanhã kiwis. Ajuda o metabolismo a manter-se concentrado nas suas actividades.

continua

Espargos, cogumelos e pimentos... na grelha
Já alguma vez pensou num verão sem grelhados? Pois bem, a nossa sugestão é que faça uma refeição de legumes grelhados. A sua imaginação é o limite: Cogumelo, Pimentos, Espargos verdes, beringela, courgette, cebola roxa e tomate. Todos estes vegetais são pouco calóricos quando não lhes adicionamos gordura e têm um sabor fenomenal quando os temperamos com umas gotas de azeite virgem, vinagre balsâmico e ervas aromáticas.

Água, batidos e chá verde gelado
Aproveite este verão para criar o bom hábito de beber mais de dois litros de líquidos por dia, mas entenda por líquidos apenas água, chás sem adição de açúcar e um sumo natural. Tenha sempre chá verde sem cafeína feito e beba, mesmo em casa com uma pedrinhas de gelo e uma rodela de limão. Faça dos batidos um substituto dos gelados... sempre com leite magro e sem adição de açúcar ou natas.

Outra dica essencial se não quer ganhar peso durante estas férias é ter em atenção ao que come à hora do jantar. De um modo geral, deve evitar as comidas pesadas e os hidratos de carbono. Prefira uma salada verde, um gaspacho, um grelhado com legumes. Esqueça o pão, as massas, as batatas e as sobremesas a partir das 18 horas. O Seu corpo não vai ter tempo de gastar estes açucares lentos e eles inevitavelmente vão ser armazenados e convertidos em gordura.

E muita atenção ao álcool... enquanto tiver álcool no sangue não estará a emagrecer grande coisa. Seja moderado e misture água nas bebidas álcoolicas de forma a rentabilizar o índice de álcool por mais tempo. 1 dose de whisky tem cerca de 250 calorias, 2 têm 500. Reserve as bebidas alcoólicas apenas para os dias festivos. Beba apenas um e vá juntando água.