Estudos científicos comprovam que são as mulheres que têm melhor audição, sendo que nos homens este sentido diminui duas vezes mais rápido, até aos 50 anos. Alguns especialistas consideram que a melhor audição do público feminino explica as suas diferentes capacidades de audição e aprendizagem e o m
A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer limitar o consumo de açúcares ocultos nos produtos alimentícios, responsáveis por inúmeros problemas de saúde, como a obesidade e a diabetes.
O fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, disse esta quarta-feira que a saúde em Portugal “está à beira do colapso” e justifica uma intervenção do Presidente da República junto do Governo.
Um quinto das pessoas que trabalham sofre de uma doença mental, o que vai afetar, em algum momento da vida, metade desta população, indica um relatório divulgado pela OCDE.
Investigadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, alertaram para a possibilidade de alguns médicos subestimarem os riscos a que estão expostos os doentes com o uso prolongado do paracetamol, o mais popular dos analgésicos.
O Órgão Internacional de Controlo de Entorpecentes (OICE) manifestou preocupação com a proliferação de novas drogas elaboradas por traficantes para ultrapassar as proibições e informou que prevê um "problema cada vez maior" de saúde pública.
Os investimentos realizados com fundos comunitários e dinheiros públicos permitiram melhorar a imagem e a qualidade dos rios portugueses, mas ainda há cursos de água poluídos de norte a sul do país.
Uma médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) venceu uma bolsa de investigação no valor de 12.500 euros atribuída pela José de Mello Saúde com um projeto sobre efeitos secundários da cirurgia às cataratas.
O ministro da Solidariedade e da Segurança Social anunciou esta terça-feira que a construção de equipamentos na área da deficiência vai ser comparticipada a 100 por cento, considerando este financiamento fundamental para a sustentabilidade das instituições.
O governo vai propor a proibição do consumo de álcool em locais públicos fora das zonas autorizadas, a partir das duas da manhã, disse esta terça-feira o secretário de Estado e Adjunto do ministro da Saúde.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse esta terça-feira no Porto que Portugal está a atingir um nível em que todas as instituições de Saúde estão devidamente capitalizadas e que as “situações mais emergentes se encontram regularizadas”.
A doença continua a ser uma das principais causas de cegueira em Portugal e estima-se que mais de 100 mil portugueses sofram de glaucoma, com previsível aumento da incidência devido ao envelhecimento da população no nosso país.
O consumo de três ou quatro cafés por dia poderá reduzir o risco de enfarte por obstrução arterial, segundo um estudo realizado por cientistas sul-coreanos publicado hoje na revista especializada britânica Heart.
Investigador norte-americano desenvolve programa terapêutico que consegue reverter a perda de memória nalguns pacientes. Mas os casos mais graves continuam sem solução!
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, admitiu que a falta de médicos anestesiologistas pode pôr em causa o crescimento do número de cirurgias realizado em Portugal.
Um estudo da Universidade Nova de Lisboa sobre sustentabilidade na saúde revela que 16% das pessoas não comprou medicamentos receitados pelo médico por insuficiência económica, ainda que metade dos portugueses considere que o estado de saúde afeta a qualidade de vida e a produtividade no trabalho.
Consumir amendoim, ainda que seja em pequenas quantidades, ajuda a reduzir a mortalidade causada por problemas cardiovasculares. É o que conclui uma extensa investigação publicada na segunda-feira, que confirma trabalhos anteriores com resultados similares.
O investigador João Vinagre recebe hoje, em Lisboa, o Prémio Pulido Valente Ciência 2014, por ter identificado que o aumento de uma proteína, a telomerase, é comum em cancros mais agressivos da tiroide, bexiga e do sistema nervoso central.
Portugal foi um dos países a não enviar à Agência Europeia do Ambiente dados sobre ruído, forma de poluição relacionada com 10 mil mortes prematuras por ano, na Europa, e que preocupa os responsáveis da entidade.
A melhoria da qualidade do ar esperada na Europa será insuficiente para impedir efeitos negativos na saúde e Portugal deve apostar na redução das emissões dos automóveis e na eficiência energética, defendeu um especialista da Agência Europeia do Ambiente.
Dois lares, um para pessoas com deficiências e outro para idosos, são inaugurados na terça-feira no concelho de Peniche, representando investimentos de mais de dois milhões de euros que vão criar 25 novos postos de trabalho.
Trata-se de uma investigação de mestrado inédita em Portugal e valeu 20 valores a Ana Sofia Teixeira, uma estudante quase cega da Universidade de Aveiro.
A Ordem dos Médicos do Norte apelou ao ministro da Saúde para que revogue a portaria da reforma hospitalar e alertou para a ausência de algumas especialidades nas urgências do Hospital Pedro Hispano, Matosinhos, depois da meia-noite.