O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje várias recomendações para tornar o procedimento de autorização de pesticidas mais transparente, melhorar a proteção da saúde humana e animal e evitar possíveis conflitos de interesses.
A Associação de Estudos Sobre Canábis Cannativa considera que a legalização da canábis para fins recreativos seria “um grande passo” para combater o crime organizado e “um passo na direção da saúde pública”.
A ferropénia consiste no défice de ferro no sangue e é um problema de saúde pública constituindo a principal causa de anemia a nível mundial e a deficiência nutricional mais prevalente. A médica Helena Brízido, especialista em Patologia Clínica, ajuda-nos a perceber esta doença.
Os projetos de lei do PAN e BE sobre uso recreativo de canábis, que são discutidos no parlamento na quinta-feira, pretendem tornar Portugal no terceiro país com legislação aprovada nesse sentido, depois do Uruguai e do Canadá.
Três agências das Nações Unidas exortaram hoje os países da África Ocidental e Central a fazerem mais esforços para pôr fim às novas infeções de HIV entre crianças e adolescentes, incluindo a resolução dos problemas relativos à igualdade de género.
Um em cada dez portugueses já consumiu canábis pelo menos uma vez na vida, sendo que quase meio milhão consomem esta droga ao longo da vida, segundo dados do último inquérito nacional, divulgados no ano passado.
No livro “Prevenir doenças e conservar a saúde”, Francisco George aborda as “questões mais importantes” no que se refere à prevenção das doenças, aos problemas e desafios da saúde pública e apresenta propostas cientificamente fundamentadas.
A bastonária dos Enfermeiros garantiu hoje no parlamento que a greve cirúrgica não colocou em perigo a vida dos doentes e que não houve sequer denúncias de violação dos serviços mínimos.
O presidente da secção regional Norte da Ordem dos Médicos considerou hoje que os serviços mínimos decretados para a greve dos enfermeiros em blocos operatórios deviam ter sido alargados, dadas as particularidades da paralisação.
A justiça administrativa francesa proibiu, nesta terça-feira (15), a venda e o uso na França do Roundup Pro 360, um herbicida que contém glifosato do grupo Monsanto/Bayer, utilizado sobretudo na viticultura.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve quer alargar os gabinetes de saúde oral aos 16 centros de saúde da região até ao final do ano, disse o presidente daquela entidade, citado em comunicado.
O Governo mantém os calendários para o lançamento das obras na ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, até final do ano, disse à agência Lusa uma fonte oficial do Ministério da Saúde.
O heliporto do Hospital de Santa Maria (HSM), em Lisboa, vai continuar disponível para receber doentes em situação crítica "24 horas por dia", anunciou o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).
Promovido pela Fundação Rui Osório de Castro, decorrerá no Auditório do IPOFG, no Porto, o 5º Seminário de Oncologia Pediátrica para pais, familiares e amigos de crianças/adolescentes com cancro.
O cultivo, fabrico e comércio da canábis para fins medicinais só pode ser feito depois de autorização da Autoridade do Medicamento, que deve ser atualizada todos os anos.
A China doou hoje ao principal hospital de São Tomé e Príncipe equipamentos, medicamentos e consumíveis, avaliados em mais de 130 mil euros, disse o embaixador deste país na capital são-tomense, Wang Wei.
Dietas com poucos hidratos de carbono aumentam risco de cancro colorretal e outras doenças. Estudo com a chancela da Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha aumento do consumo de cereais e fibras para travar doenças do aparelho digestivo.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) aproveitou hoje a abertura do ano judicial para apelar ao fim da “degradação laboral” no Instituto de Medicina Legal.
O médico Carlos Nunes é o novo presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, substituindo no cargo Pimenta Marinho, revelou hoje à Lusa fonte oficial deste organismo.
A compra de uma ambulância nova para os bombeiros de Vila Nova de Cerveira e de uma carrinha de apoio social são os projetos vencedores da edição 2018 do Orçamento Participativo (OP) Geral.
As alterações ao regulamento de higiene urbana propostas pelo vice-presidente da câmara de Lisboa preveem que "servir produtos em recipientes de plástico não reciclável" seja "punível com coima entre os 150 a 1.500 (pessoas singulares) e entre os 1.000 a 15.000 euros (pessoas coletivas)". Já atirar
Mais de 160 crianças morreram em 2018, na província do Bié, centro de Angola, devido a malnutrição severa, segundo dados divulgados pelo Centro Nutricional Terapêutico local.