A ministra da Saúde lembrou aos enfermeiros que não é possível "corrigir 20 anos numa legislatura", aludindo ao "histórico de congelamentos" na carreira dos profissionais de enfermagem.
O hospital de São João, no Porto, tem de encerrar os serviços farmacêuticos durante a noite por falta de pessoal, deixando também de poder dar apoio noturno a grande parte da região.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alerta que a segurança dos doentes está posta em causa nos hospitais públicos por falta de profissionais e diz que só falta aos farmacêuticos "lavar o chão" das farmácias hospitalares.
A Assembleia da República debate hoje quatro projetos de lei e um de resolução que procuram limitar ou mesmo proibir o uso de cosméticos que contenham os poluentes microplásticos.
A gripe manteve-se em fase de epidemia, mas em situação estável na segunda semana do ano, com uma taxa de incidência de 48,8 por 100 mil habitantes, com uma descida acentuada em relação à primeira semana.
A greve dos enfermeiros em blocos operatórios vai manter-se suspensa até 30 de janeiro, dia em que haverá nova uma reunião negocial entre os sindicatos e o Governo.
O cancro digestivo mata uma pessoa por hora em Portugal, uma doença que tem vindo a aumentar nos últimos anos, representando um "grave problema" de saúde pública, alertou a Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia (SPG).
A canábis como ingrediente de cozinha para aproveitar as suas propriedades medicinais é a proposta de uma chef de cozinha argentina no Chile, onde o próprio Governo tem promovido o uso desta erva com fins terapêuticos.
Os diplomas de BE e PAN para a legalização da canábis para uso recreativo, que são hoje debatidos no parlamento, já têm chumbo anunciado com votos contra de PSD, PCP e CDS-PP, tendo o PS dado indicação para abstenção.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses mantém a greve de quatro dias na próxima semana, depois de o Ministério da Saúde ter imposto hoje unilateralmente o “encerramento abrupto” do processo negocial, disse à Lusa o presidente do SEP.
A ministra da Saúde revelou hoje que as reivindicações dos enfermeiros, se fossem todas atendidas, custariam mais de 500 milhões de euros em efeitos remuneratórios, “um caminho” que Marta Temido considera que não é possível percorrer na totalidade.
Mais da metade das espécies de café selvagem estão em perigo de extinção, segundo um novo estudo do Jardim Botânico Real de Kew, Londres, publicado na revista científica Science Advances.
Portugal tinha em 2016 o maior número de médicos de clínica geral (253) por cem mil habitantes, entre 21 estados-membros da União Europeia (UE), e a Grécia o menor (42 médicos), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A 3ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp atribuiu um prémio no valor de 15 mil euros a Ana Catarina Cordeiro, do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra, pelo seu projeto inovador e de rigor científico.
Hoje a discussão no parlamento estão duas iniciativas, uma do Bloco de Esquerda (BE) e outra do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), com vista à legalização da canábis para uso recreativo.
Investigadores da Escola Superior de Biotecnologia do Porto concluíram, com base num inquérito realizado a 100 portugueses sobre mitos alimentares, que as estratégias de comunicação sobre segurança e higiene alimentar não estão a ser "eficazes", disse a responsável.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) deu parecer negativo sobre os projetos de lei de legalização da canábis para uso recreativo, considerando que assentam em pressupostos incorretos e generalistas e transmitem um sinal errado à sociedade.
Um artista chinês e um polícia homossexual lançaram uma campanha incomum na China para denunciar os tratamentos destinados a "curar" a orientação sexual dos gays, utilizando camiões com cartazes como no filme "Três Cartazes à Beira da Estrada" ("Three Billboards Outside Ebbing, Missouri").
A despesa efetiva do Serviço Nacional de Saúde terá atingido em 2018 cerca de 10 mil milhões de euros, um crescimento de 12% face a 2015, segundo dados do Governo em contraponto a um relatório do Tribunal de Contas.
Cientistas criaram em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais, um feito inédito que pode ajudar no estudo e tratamento de doenças como a diabetes, divulgou a revista Nature.
A legalização da canábis para uso recreativo é debatida hoje no parlamento, com BE e PAN a apresentarem projetos de lei idênticos, discordando apenas quanto aos locais de venda.
A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte anunciou que a greve dos enfermeiros em blocos operatórios teve menor impacto do que antecipado, contabilizando ainda assim mais de 800 cirurgias adiadas e 1,8 milhões de euros de perdas.
O Governo e os sindicatos de enfermeiros retomam hoje as negociações, incluindo as duas estruturas sindicais que têm prevista uma nova greve de longa duração em blocos cirúrgicos em vários hospitais.
Alimentar os 10 mil milhões de pessoas do planeta em 2050 só será possível com uma dieta sustentável, reduzindo para metade o consumo de carne vermelha e açucares e duplicando o uso de frutos secos, legumes e fruta.