A bronquiolite é responsável por dois em cada dez internamentos de crianças com menos de dois anos, revela um estudo, segundo o qual a taxa de internamentos tem vindo a crescer, principalmente nos bebés menores de três meses.
A Ordem dos Médicos pediu hoje um "apuramento rápido" das causas do "aumento da mortalidade infantil", que, segundo dados provisórios da Direção-geral da Saúde, registou em 2018 o valor mais elevado desde 2013.
A indústria farmacêutica está a preparar-se para uma nova lei norte-americana que, segundo os investigadores, trará mais tratamentos para cancros pediátricos, a principal causa de morte por doença entre crianças.
A descoberta pode revolucionar a criação de dispositivos eletrónicos vestíveis para uso numa variedade de aplicações diárias, desde o acesso ao correio eletrónico até aos diagnósticos médicos.
Seis associações da saúde criticam a proposta do Governo para a nova Lei de Bases do setor, considerando que pretende impor “uma visão estatizante” e “monopolista do Serviço Nacional de Saúde”.
A criação de um mapa de risco para a exposição a radiações ionizantes em Portugal foi defendida pelo Laboratório de Radioatividade Natural (LRN) da Universidade de Coimbra, que acaba de obter uma certificação de qualidade de nível europeu.
Manifestantes ambientalistas vão concentrar-se hoje junto das representações da Comissão Europeia em várias capitais europeias, incluindo Lisboa, para protestar contra o óleo de palma nos biocombustíveis, denunciando os efeitos de desflorestação e impactos em animais como o orangotango.
Os antigos e atuais utilizadores de droga têm, a partir de hoje, uma consulta para tratamento da hepatite C fora dos hospitais, uma iniciativa do Grupo de Ativistas em Tratamento, que pretende aproximar esta população dos cuidados de saúde.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) anunciou hoje a contratação de 10 enfermeiros e 12 assistentes operacionais e a abertura de mais noves camas para melhorar a resposta ao acréscimo de utentes nos serviços de urgência.
Mais de 82% dos médicos que responderam ao questionário dizem ainda que o programa informático Sclínico provoca novos problemas que interferem na atividade clínica.
A Associação O Joãozinho vai interpor uma ação em tribunal em fevereiro para que o Hospital de São João, no Porto, liberte o espaço destinado à ala pediátrica para prosseguir com as obras, adiantou hoje o seu presidente.
A ministra da Saúde disse hoje, em Coimbra, que as suas equipas estão a trabalhar para ultrapassar a questão da falta de recursos humanos nas farmácias hospitalares.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje a ministra da Saúde de dizer "inverdades" sobre o descongelamento das progressões na carreira dos enfermeiros.
A administração do Hospital de São João, no Porto, admitiu hoje que, devido a “um défice muito relevante” de recursos humanos, “não é possível” manter o Serviço de Farmácia "na sua plenitude”.
Os diplomas do BE e do PAN que propunham a legalização do uso recreativo de canábis foram chumbados por PSD, CDS e PCP. PS absteve-se, mas mais de vinte deputados votaram a favor e alguns contra.
O parlamento aprovou hoje, na generalidade, diplomas do PEV e CDS-PP para desincentivar a utilização de microplásticos em cosméticos e produtos de higiene, mas chumbou projetos do Bloco e PAN com caráter de proibição.
A morte é talvez o maior medo de boa parte das pessoas e é ainda um tabu. "Quando morre uma pessoa amada e importante, é como se fôssemos levados até a entrada de uma caverna" e é "preciso cavar a própria saída", diz Ana Cláudia Quintana Arantes, médica especialista em Cuidados Paliativos, e autora
A procuradora-geral da República, Lucília Gago, realçou hoje em Coimbra que o direito da medicina visa encontrar um equilíbrio entre a verdade médica e os direitos do doente.
A ministra da Saúde, Marta Temido, rejeitou hoje, em Coimbra, que os acordos com as unidades de cuidados continuados de saúde estejam em risco, depois de ter sido divulgada uma dívida de 6,4 milhões de euros.
Para alimentar 10 mil milhões de seres humanos em 2050 de forma saudável, respeitando o planeta, os especialistas defendem que se deve ingerir metade da carne atualmente consumida e duplicar a ingestão de frutas, legumes e oleaginosas, ou seja, uma "transformação radical" dos hábitos alimentares do