Não existem provas fidedignas de que o suplemento de vitamina D pode evitar uma constipação, segundo um estudo publicado no jornal American Medical Association.

Investigadores da Nova Zelândia utilizaram a forma mais infalível de testar uma experiência: dividiram dois grupos de 161 pessoas cada. Durante 18 meses, um grupo tomou suplementos de vitamina D e o outro tomou placebos.

As 161 pessoas que tomaram diariamente vitamina D durante 18 meses apanharam tantas constipações quanto aquelas que tomaram comprimidos placebo.

Mas nem todos os especialistas concordam com este estudo.

Ronald Eccles, do centro de constipações comuns na universidade Cardiff, dos EUA, defende que o sistema imunitário fica mais vulnerável no inverno quando as reservas de vitamina D são baixas, adiantando que toma todos os anos suplementos de vitamina D como precaução.

“Existe informação suficiente que indica que a vitamina D é uma vitamina vital para o sistema imunitário.” O suplemento pode ajudar o sistema imunitário durante o inverno, altura em que o nosso organismo não tem tanta vitamina D.”

Eccles adianta que os suplementos também podem afastar as gripes e constipações, mas acrescenta que “os suplementos não funcionam em todas as pessoas pois os sistemas imunitários são diferentes.” Os suplementos vitamina D são inúteis a não ser que haja carência desta substância, diz o investigador.

Grande parte da vitamina D presente no nosso organismo provém dos raios solares, mas também podemos encontrá-la nos peixes azuis, ovos e cereais.

A maioria das pessoas consegue adquirir a vitamina D necessária mantendo uma alimentação saudável e equilibrada e apanhando banhos de sol, com as devidas precauções.

O estudo, encabeçado por investigadores da Nova Zelândia, país onde as pessoas apanham muito sol ao longo do ano, revela que os suplementos de vitamina D aumentam os níveis de sangue. Mas, segundo os especialistas, isto não quer dizer que haja um impacto significativo na prevenção de constipações.

O grupo que tomou vitamina D acusou, em média, 3,7 constipações por pessoa e o grupo que tomou placebos teve uma média de 3,8 constipações por pessoa. Não existindo uma diferença significativa entre os dois grupos.

Os adultos apanham, em média, entre duas a quatro constipações por ano, e as crianças costumam ter mais de 10 por ano.

4 de outubro de 2012

@SAPO