O vírus Epstein-Bar ou Herpesvirus Humano do tipo 4 é um vírus que provoca a chamada “doença do beijo” ou Mononucleose infecciosa. É conhecida como "doença do beijo", porque a transmissão deste vírus dá-se, principalmente através do contato íntimo com a saliva da pessoa infectada.
Esta doença atinge sobretudo pessoas entre os 15 e 24 anos e, manifesta-se com início súbito de febre, sensação de cansaço, dores nos músculos, dor e sensação de inchaço na garganta e aumento dos gânglios na parte detrás e dos dois lados do pescoço. Posteriormente, estes também podem aumentar nas axilas e virilhas.
Outros sintomas que podem aparecer, mas menos frequentes são náuseas, vómitos, dor de barriga, inchaço nas pálpebras superiores dos olhos e pequenas borbulhas, mas muito vermelhas, na pele, que se espalham ao longo dos braços e tronco, podendo ou não dar comichão. Estas borbulhas são mais prováveis aparecer se a pessoa tomou previamente antibiótico.
Embora esta doença provoque muitos sintomas, o organismo consegue curá-la autonomamente, entre 10 a 21 dias, bastando apenas controlar os sintomas através de paracetamol ou ibuprofeno. No entanto, se a pessoa achar que pode estar a ter esta doença, deve procurar imediatamente o seu médico assistente ou um serviço de urgência, pois é importante não só fazer o seu diagnóstico atempado, como também despistar que estejam a ocorrer complicações graves, como sejam mau funcionamento do fígado, inchaço ou ruptura do baço.
Em casa, o que o doente deve fazer é repousar, pelo tempo necessário até não ter grande parte dos sintomas, ter uma alimentação equilibrada e manter uma boa hidratação. Se ocorrer um aumento do volume do baço, é aconselhado não praticar atividade física, pois traumatismos neste órgão podem provocar a sua rutura.
Uma vez atingida a recuperação total, a pessoa adquire defesas que combatem este vírus para toda a vida, sendo muito pouco provável que volte a ter novamente esta doença.
Um artigo de Patrícia Cebola, médica especialista em Medicina Geral e Familiar no Grupo Clara Saúde..
Comentários