Este artigo tem mais de 10 anos
Maioria das pessoas coloca a cabeça para a frente e para baixo enquanto escreve ou lê no telemóvel
23 de janeiro de 2014 - 12h15
O uso de telemóvel durante o caminhar, sobretudo a escrita e leitura de mensagens de texto, altera a postura e o equilíbrio, segundo um estudo da Universidade de Queensland, Austrália.
A troca de mensagens de texto(sms) tornou-se numa das formas mais populares de comunicação, mas são poucos os estudos sobre o seu impacto na vida das pessoas.
Para o estudo, os cientistas observaram os movimentos corporais de 26 pessoas saudáveis enquanto caminhavam e usavam o telemóvel.
Cada uma caminhou a um ritmo confortável em linha reta uma distância de cerca de oito metros e meio enquanto fazia uma de três ações: caminhar sem usar o telemóvel, caminhar a ler um texto no telemóvel ou a escrever uma mensagem de texto.
Os investigadores avaliaram depois os movimentos corporais usando um sistema de análise tridimensional.
A escrita de mensagens de texto e, em menor medida, a leitura de texto alteraram os movimentos do corpo ao andar.
Comparativamente com uma caminhada normal, quando os participantes estavam a escrever textos caminhavam mais lentamente, desviavam-se mais da linha reta e mexiam o pescoço menos do que quando liam um texto.
Ainda que os braços e a cabeça se movessem em coordenação com o peito para reduzir o movimento relativo do telemóvel, facilitando a leitura e a escrita do texto, o movimento da cabeça aumentou, o que pode afetar negativamente o equilíbrio.
A maioria das pessoas coloca a cabeça para a frente e para baixo enquanto escreve ou lê no telemóvel.
Manter a cabeça nesta posição aumenta o peso sobre as vértebras superiores, o que poderá resultar no desalinhamento da coluna
Os investigadores alertam ainda que a escrita e leitura de textos no telemóvel pode aumentar o perigo para os peões quando caminham ou atravessam uma rua.
SAPO Saúde com Lusa
Comentários