A Associação Bate Bate Coração é uma das mais de 50 organizações que, por todo o mundo, apoiam a Semana Mundial do Ritmo Cardíaco, que terá lugar entre os dias 21 e 27 de Maio de 2012.

«O Seu Coração nas Suas Mãos» é o lema da campanha de sensibilização deste ano. O objetivo é motivar as pessoas a reconhecer os sintomas das alterações cardíacas e esclarecer quando devem procurar mais apoio junto de profissionais de saúde.

“1 em cada 4 pessoas irão desenvolver ao longo da sua vida uma alteração do ritmo cardíaco, potencialmente fatal”, alerta o cardiologista Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração que refere ainda “Em todo o mundo pretendemos contribuir para um maior esclarecimento das pessoas sobre as arritmias cardíacas, não só para ajudar a identificar os sinais de alerta para a doença mas também ensinar a medir a pulsação, uma técnica simples e rápida, que ajuda a identificar os problemas do ritmo cardíaco”.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas.

Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. A falta de informação é um dos principais fatores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

A Associação Bate, Bate Coração tem como objetivo clarificar mitos e verdades sobre as arritmias cardíacas. A Associação venceu, em 2010, o Prémio Educação para a Saúde, pelo reconhecimento do trabalho efetuado.
Para mais informações: http://www.arrhythmiaalliance.org.uk/

16 de maio de 2012

@SAPO

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.