3 de abril de 2013 - 14h11
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, anunciou hoje que o programa de troca de seringas deverá voltar às farmácias antes do final do ano.
O governante adiantou que apesar disso, a troca de seringas vai manter-se nos centros de saúde, onde esta prática "está a correr bem".
O programa de troca de seringas que era assegurado pelas farmácias terminou no final do ano passado, por falta de disponibilidade da Associação Nacional de Farmácias em continuar a gerir o programa, quando terminou o contrato com o Ministério da Saúde.
Em alternativa, foi estabelecida uma parceria com os agrupamentos de centros de saúde (ACES), que fazem essa troca em todo o país, sob orientação dos departamentos de saúde pública, em colaboração com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
A parcela do programa de troca de seringas que estava a cargo das farmácias correspondia apenas a um terço do total, sendo que os restantes dois terços eram, e continuam a ser, garantidos por associações sem fins lucrativos que apoiam os doentes com VIH.
Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.