“As escolhas alimentares e o estado de nutrição da mulher antes de engravidar, bem como durante a gravidez, condicionam o risco de o bebé expressar na idade adulta excesso de peso ou obesidade, doença cardiovascular, diabetes e cancro”, alerta a pediatra Carla Rêgo.

Segundo Carla Rêgo “a partir do nascimento do bebé é necessário treinar o seu paladar, para que a criança desenvolva o gosto pelos alimentos saudáveis. O paladar tem uma componente genética, mas tem muito de aprendizagem, constituindo o segundo semestre de vida uma janela privilegiada de treino e o segundo ano de vida um período sensível de consolidação de comportamentos”.

Para abordar este tema e outros de interesse para pais e educadores, o hospitalcuf porto promove, no próximo dia 17 de novembro, o primeiro curso de nutrição pediátrica, que conta com o patrocínio científico das Faculdades de Medicina e de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, e com o apoio da Associação Portuguesa e da Ordem dos Nutricionistas.

“Com a realização deste curso, pretendemos contribuir para a promoção de boas práticas na área da alimentação e nutrição infantil por parte de todos os profissionais no terreno, visando a otimização da saúde da criança e do adolescente em Portugal”, conclui a pediatra.

O Centro da Criança e do Adolescente hospitalcuf porto iniciou a sua atividade em setembro de 2010 e pretende afirmar-se como uma unidade de referência na prestação de cuidados de saúde pediátricos a nível nacional.

9 de novembro de 2012

@SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.