
A notícia é avançada esta quarta-feira pela TSF.
A denúncia é feita pelo presidente da plataforma Hepatite C, quatro meses depois do novo medicamento passar a ser integralmente comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde após um longo processo de negociação entre o laboratório - Gilead - e o Governo português.
A taxa de sucesso do fármaco é superior a 90%. De acordo com António Parente, da plataforma Hepatite C, quatro mil doentes já receberam o novo remédio em todo o país.
"Há apenas 10 casos de pessoas que não conseguiram terminar o tratamento e, destes, dois faleceram", cita a referida rádio.
No entanto, a plataforma Hepatite C denuncia que há hospitais que ainda não encaminharam o medicamento para os doentes. Pelo menos no Hospital Pulido Valente e no Hospital Amadora Sintra, ambos em Lisboa, o medicamento não está a chegar a alguns doentes.
A referida associação já deu conhecimento do problema ao ministério através de missiva.
O Hospital Amadora Sintra garante, no entanto, que está a fornecer o tratamento inovador. Também fonte do Pulido Valente diz que não há discriminação no Centro Hospitalar de Lisboa Norte e que todos os doentes estão a ser tratados de igual forma.
Comentários