Já foi provado que estar demasiado tempo sentado pode provocar excesso de peso, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Segundo as estimativas atuais, os europeus passam, em média, sete horas por dia sentados e até mesmo as pessoas mais ativas estão a maior parte do dia numa cadeira.

Um novo estudo pretendeu descobrir se estar de pé - ainda que parado ou a trabalhar numa secretária de pés altos - queima mais calorias do que estar sentado. Para isso, os investigadores analisaram um total de 46 investigações científicas que envolveram 1.184 participantes. Os voluntários tinham em média 33 anos, 60% eram homens, em média pesavam 65 quilogramas e tinham um índice de massa corporal (IMC) saudável (24 kg/m2 ).

8 coisas que não sabia sobre a gordura abdominal
8 coisas que não sabia sobre a gordura abdominal
Ver artigo

Segundo o estudo agora publicado, estar de pé pode queimar mais 0,15 calorias por minuto do que estar sentado. Logo, uma pessoa com 65 quilogramas que esteja de pé durante seis horas gasta mais 54 calorias por dia do que se estiver sentada.

2,5 quilos por ano

O estudo vai ainda mais longe: estimando-se que não há um aumento da quantidade de comida ingerida, trabalhar de pé durante um ano pode resultar na perda de 2,5 quilogramas, ou seja, 10 quilogramas em quatro anos.

"Estar de pé não só queima mais calorias, como a atividade muscular adicional está ligada a menor risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e diabetes. Por isso, os benefícios de estar de pé podem ser maiores do que a simples perda de peso", comenta Francisco Lopez-Jimenez, principal autor do estudo, e responsável pelo departamento de Cardiologia Preventiva da Clínica Mayo, em Rochester, nos Estados Unidos.

No entanto, os cientistas admitem que o dispêndio energético associado à atividade de estar de pé pode ser ainda maior. No estudo, os participantes estiveram de pé e parados, enquanto que no dia a dia a maioria das pessoas pode fazer pequenos movimentos.

25 truques inimagináveis para perder peso
25 truques inimagináveis para perder peso
Ver artigo

"Os nossos resultados podem estar subestimados, já que quando uma pessoa está de pé tende a fazer pequenos movimentos como deslocar o peso do corpo ou balançar-se de um pé para o outro, dar pequenos passos à frente e atrás", frisou o professor Francisco Lopez-Jimenez. "As pessoas que estão de pé podem ainda deslocar-se e pôr o lixo diretamente no caixote do lixo", acrescentou.

Os autores do estudo concluem que substituir a tradicional secretária baixa por uma secretária de pés altos ou estirador no trabalho pode reduzir o risco de ganho de peso.