30 de maio de 2013 - 15h59
O tabaco é responsável direto por dois em cada dez tumores, indica uma investigação do Instituto Catalão de Oncologia – Hospital Duran i Reynals, que seguiu cerca de 440 mil pessoas durante uma média de 11 anos.
Das 441.211 pessoas seguidas, 14.563 desenvolveram um tumor relacionado com o hábito de fumar, informou hoje o Instituto Catalão de Oncologia, a propósito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala na sexta-feira.
O estudo, publicado na revista Journal of Clinical Oncology, confirma que fumar origina 80 por cento dos tumores do pulmão e laringe, assim como 20 a 50 por cento dos restantes tumores respiratórios, digestivos e do trato urinário, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.
A investigação determina, pela primeira vez, que percentagem daqueles tumores é responsabilidade direta do tabaco, causa também de 25 por cento dos cancros do fígado, 14 por cento dos do ovário e oito por cento dos do rim.
Os cientistas compararam o número de casos de tumores entre os participantes fumadores ou ex-fumadores e os que nunca tinham fumado.
A investigação mostrou que 36 por cento dos tumores relacionados com a utilização de tabaco são diretamente provocados pelo seu consumo, o que representa 20 por cento do total de tumores, indicou a EFE.
Lusa