Além de passear e brincar, para muitas crianças as férias escolares significam também novas rotinas, sobretudo do horário dedicado ao sono. Segundo Paulo Plaggert, neurologista do Hospital Infantil Darcy Vargas, de São Paulo, a falta de um período regular de descanso pode desencadear problemas metabólicos.

«A falta de horário para dormir nas férias prejudica a saúde de uma criança, pois pode levar à não realização de todas as refeições diárias, o que não é bom para o organismo infantil», afirma Plaggert. Segundo o médico, a tendência é dedicar em média oito horas para o sono. Entretanto, o ideal é que a criança durma um período suficiente para o descanso.

Além disso, maus hábitos familiares podem prejudicar a qualidade de sono infantil. Plaggert recomenda manter um ambiente tranquilo, onde a criança não divida o quarto com os adultos, não durma na mesma cama dos pais e nem fique com a televisão ligada ou a luz acesa até tarde. «As determinações de regras e de limites são essenciais para um filho», ressalta.

A fim de garantir o regresso às aulas sem consequências indesejadas, a exemplo do défice de atenção que pode comprometer o rendimento escolar, Plaggert orienta que os pais reservem de uma semana a 10 dias para realizar a readequação da rotina das crianças. «O ideal é adiantar gradualmente a hora de dormir e de acordar até chegar ao horário regular de sono em período escolar», finaliza.

Fonte: Diário Digital / Lusa

2010-07-22

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