"A situação no hospital de Vila Franca de Xira já era caótica mas agora, decorrente do sazonal surto gripal, piorou bastante. A afluência é extremamente elevada e aumentou o número de internamentos de utentes", afirmou à agência Lusa Rui Marroni, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Rui Marroni referiu que, nos últimos meses, saíram daquela unidade hospitalar "muitos enfermeiros experientes" e que para o seu lugar chegaram "jovens precários com pouca experiência", situação que, no entender do sindicalista, pode pôr em causa os cuidados de saúde e de enfermagem.

"Obviamente que a falta de enfermeiros aumenta a insegurança dos profissionais e dos utentes. Estamos a falar de ritmos de trabalho excessivos, horários desregulados, inexistência de folgas", apontou.

Perante esta situação "caótica", o SEP solicitou uma reunião à administração do hospital de Vila Franca de Xira para "reafirmar a necessidade de contratar mais enfermeiros", mas, segundo Rui Marroni, ainda não obteve resposta.

"A verdade é que os problemas se agravam e a administração vai revelando pouco empenho e vontade de encontrar soluções. Não queremos partir para ações radicais e aguardamos que haja bom senso", atestou.

Por seu turno, contactado pela agência Lusa, fonte do hospital de Vila Franca de Xira, numa resposta escrita, negou que "em momento algum estivesse colocada em causa a segurança dos utentes ou dos profissionais".

"O Hospital de Vila Franca de Xira assegura que tem garantida a dotação necessária de enfermeiros para a atividade programada desta unidade hospitalar", afirmam.

A mesma nota refere ainda que "existe sempre" um reforço de profissionais de saúde "em momentos de aumento da afluência de doentes ao hospital": "Este reforço é sistematicamente realizado em períodos de inverno, nomeadamente no âmbito do Plano de Contingência para a Gripe", apontam.

Relativamente à queixa do sindicato de falta de diálogo a administração do hospital de Vila Franca de Xira contrapõe dizendo que esteve "sempre disponível para receber o SEP.

"O Hospital de Vila Franca de Xira pretende manter com o SEP um diálogo constante e construtivo e como tal reserva para uma reunião a agendar em breve a discussão de outros temas que preocupam esta estrutura sindical e que a administração tem todo o interesse em esclarecer", conclui.