"As pessoas que chegarem ao Reino Unido terão que se submeter a uma quarentena" para "conter" a propagação da doença", disse Lewis à emissora de televisão Sky News.

"Evidentemente, os cidadãos britânicos que voltarem poderão continuar a quarentena em casa. Os visitantes terão que tomar providências para realizar essa quarentena por 14 dias", acrescentou. Essa medida será revista "a cada três semanas", segundo o ministro.

Como fazer uma máscara em casa?
Como fazer uma máscara em casa?
Ver artigo

Brandon Lewis disse que, "no momento", não está prevista nenhuma exceção para pessoas de países com baixa taxa de transmissão.

Segundo a imprensa britânica, serão aplicados controlos aleatórios aos viajantes, que podem ser multados em até 1.000 libras, mais de 1.100 euros.

Só haverá exceções para transportadores e profissionais da área da saúde, assim como para cidadãos irlandeses.

O Reino Unido iniciará um desconfinamento progressivo a partir de 1 de junho.

O número de mortes atribuídas à pandemia de COVID-19 no Reino Unido chegou ontem às 36.042, depois de ter registado 338 óbitos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico. De acordo com o balanço, o número de casos de contágio é de 250.908 após terem sido diagnosticados mais 2.615 infetados.

O governo britânico considera que a descida sustentada destes números vai permitir o levantamento de mais restrições impostas pelo confinamento em vigor desde 23 de março.

Depois de ter encorajado trabalhadores a voltarem aos empregos e autorizar mais atividades ao ar livre em Inglaterra, o governo planeia a reabertura parcial de escolas primárias e lojas não essenciais a partir da primeira semana de junho.

Os governos autónomos das outras nações do Reino Unido determinaram planos diferentes, tendo a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, confirmado hoje que o início da fase 1 no final da próxima semana, incluindo permissão para mais atividades ao ar livre.

O ar dentro de um avião: como são eliminados vírus e bactérias?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.