Terry Brazier pensava que ia ser injetado com toxina botulínica, vulgo botox, na zona da bexiga a propósito de um protocolo de tratamento comum, no Leicester Royal Infirmary, um hospital do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, no verão passado, quando acabou por ouvir um "desculpe, nós circuncidámo-lo".

10 perguntas sobre disfunção erétil cuja resposta os homens deveriam saber
10 perguntas sobre disfunção erétil cuja resposta os homens deveriam saber
Ver artigo

"O que poderia dizer? Fiquei chocado, não pude acreditar no que me estavam a dizer", disse Terry Brazier, de 70 anos, citado pela BBC.

O corpo clínico do hospital mostrou-se "profundamente e sinceramente arrependido" pelo sucedido, escreve aquela radiotelevisão.

O erro foi registado como um "evento grave", "um incidente de segurança sério, evitável na maior parte das vezes e que não deve ocorrer se as medidas preventivas disponíveis forem implementadas".

Terry Brazier
Terry Brazier, vítima de erro clínico créditos: Direitos Reservados

Este foi um dos oito erros cometidos pelos hospitais de Leicester em 2018, informou o Serviço Local de Relatórios sobre Democracia.

As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos
As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos
Ver artigo

O homem, que tem dois netos, disse que decidiu entrar com uma ação na Justiça depois de os hospitais de Leicester admitirem por carta que os procedimentos de segurança prévios à intervenção não foram realizados.

"Fizeram piadas, mas há um lado sério em tudo isto. Poderia ter sido ainda pior. Alguém poderia ter acabado com uma parte do corpo amputada", comentou Brazier. "Vai-se para o hospital e deposita-se confiança nessas pessoas. Não esperamos que erros sejam cometidos, especialmente um como este", acrescentou.

Andrew Furlong, diretor médico da Universidade de Hospitais de Leicester, admite "uma investigação completa para garantir que a unidade aprende com este incidente" e para que se "evite que isto aconteça novamente".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.