Quem janta em restaurantes com mais luz tem entre mais 16% a 24% de probabilidades de optar por comida saudável. Não acredita? É verdade! Mais luz é sinónimo de escolhas nutricionais mais sãs. A garantia é dada por um dos autores da obra «Slim by Design: Mindless Eating Solutions for Everyday Life», o livro que serve de suporte a um projeto que integra um curso que ensina a tirar partido do meio envolvente para perder peso.

Imagine que vai jantar fora, pede a ementa e olha para o menu. O que escolhe e porquê? Agora, esqueça os motivos mais óbvios e acrescente um novo… A luz! Quanto melhor for a iluminação da sala do restaurante, maior a probabilidade da sua escolha incluir alimentos mais saudáveis, como é o caso do peixe grelhado, dos vegetais e das carnes brancas, conclui um estudo norte-americano.

«Sentimo-nos mais despertos em espaços mais claros e, por isso, tendemos a ponderar melhor as nossas decisões», explica Dipayan Biswas,  investigador da University of South Florida e autor principal de um trabalho científico que defende esta teoria. Fazer mais piqueniques em dias de sol ao ar livre ou fazer as refeições numa zona mais iluminada lá de casa são outros comportamentos que favorecem escolhas alimentares mais saudáveis.

No entanto, o ambiente a meia luz também tem as suas vantagens. De acordo com os especialistas que conduziram o estudo, ao fazer as refeições com uma luminosidade mais ténue, comemos mais devagar, ingerimos alimentos em menor quantidade e apreciamos mais a comida. Se fizer um esforço para se manter desperto aquando da escolha do menu, poderá, então, juntar o útil ao agradável.