No âmbito do Dia Mundial do Rim, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) promove, no dia 23 de Março, pelas 15h00, uma sessão de esclarecimento sobre a saúde dos rins, dirigida aos alunos da Universidade do Algarve para a Terceira Idade.

A palestra será dirigida por Ana Paula Silva, médica nefrologista membro da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e terá lugar nas instalações da Universidade do Algarve para a Terceira Idade, na Rua Francisco Brito do Vale, antiga Rua Cidade Bolama, Bloco J – r/c Loja B.

Esta iniciativa tem como objetivos sensibilizar a população para a saúde dos rins, sobretudo para a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes.

Segundo o presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Fernando Nolasco, “em grande parte dos casos, as doenças renais podem ser diagnosticadas precocemente e, assim, é possível que os doentes consigam ter uma vida normal”.

Durante o mês de março, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia promove, por todo o país, sessões de sensibilização e distribuirá material informativo para um maior esclarecimento da população.

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

Todos os anos surgem mais de dois mil casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e outros dois mil aguardam, em lista de espera, por um transplante renal.

14 de março de 2012

@Lusa