A campanha “Uma nova data no calendário português: Primeiro Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose – Doença dos Pézinhos”, desenvolvida pelo Grupo Inforpress, foi considerada, pelo júri dos European Excellence Awards, como o melhor projecto de relações públicas realizado em Portugal, no ano de 2010, a nível nacional e regional. A campanha foi, também, eleita uma das melhores quatro, a nível europeu, na categoria healthcare, tendo integrado a short list que foi à avaliação final do júri internacional.

O prémio foi entregue ontem, em Praga, a Ana Margarida Ximenes, Country Manager do Grupo Inforpress em Portugal. Os European Excellence Awards premeiam, anualmente, os melhores trabalhos de comunicação europeus.

“A capacidade de criar uma história sobre a doença e envolver o país inteiro foi o factor crítico de sucesso neste projecto. É muito estimulante o reconhecimento de ser considerada a melhor campanha de Portugal e uma das melhores a nível healthcare de toda a Europa. Mais importante do que isso, porém, é sentir que estamos a ajudar os milhares de doentes em Portugal ao colocar o tema na agenda mediática e dos decisores”, explica Ana Margarida Ximenes.

A Paramiloidose, também conhecida como “Doença dos Pézinhos”, é uma doença rara, hereditária e crónica. Sem tratamento é, geralmente, fatal. Há cerca de 10 mil doentes em todo mundo e Portugal é o país com maior número de casos: 1500 casos e, anualmente, surgem 100 novos diagnósticos positivos. Durante 50 anos a única alternativa terapêutica para a patologia foi o transplante de fígado. A FoldRx, uma biotecnológica norte-americana, investigou e desenvolveu a primeira terapêutica oral para o problema.

A empresa seleccionou o Grupo Inforpress para, em conjunto com a Associação de Doentes de Paramiloidose e o Hospital de Santo António, criar e desenvolver uma campanha integrada de relações públicas que incluiu a implementação e execução do primeiro dia nacional da doença e toda a comunicação da patologia, resultados clínicos e a nova esperança que o medicamento representa.

O Grupo Inforpress já viu vários projectos distinguidos com prémios internacionais: Holmes Report 2008: Top5 Continental Consultancy to work; Holmes Report 2009/2010: Certificado de Excelência, Categoria PR Agency Initiative, Actua contra a Crise; European Enterprise Awards (IAPMEI) 2009: Projecto Actua contra a Crise; ISCTE Business School 2009: Pessoa Mais Motivadora de Portugal e Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina 2010: Pelo apoio e proximidade no desenvolvimento dos negócios entre Portugal e a América Latina

Este grupo apresenta uma marca própria para o segmento healthcare – Breathe Health® – composta por profissionais especializados na comunicação desta área e serviços integrados: comunicação institucional e de produto, gestão de crise, campanhas de sensibilização e roadshows, design e publicidade, organização de eventos e congressos técnicos, relações institucionais e public affairs, comunicação interna e market research.

13 de Dezembro de 2010

Fonte: Inforpress