O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, recomenda não usar preservativos porque "não dão prazer" e sugere, por sua vez, tomar a pílula como método de contraceção.

O chefe de Estado filipino, conhecido pela sua atuação e declarações controversas, fez estas declarações durante um discurso dirigido a um grupo de trabalhadores durante a semana passada.

Os 16 sintomas mais comuns do VIH/Sida
Os 16 sintomas mais comuns do VIH/Sida
Ver artigo

Para ilustrar a sua explicação à audiência composta principalmente por mulheres, Duterte colocou um rebuçado na boca ainda envolto no plástico. "Tente comê-lo sem o desenrolar, é assim que é usar um preservativo", comentou o líder filipino, que provocou o riso generalizado entre os participantes.

Para Human Rights Watch, "é irresponsável que o Presidente minimize a importância dos preservativos quando as Filipinas vivem o maior crescimento de infeções por VIH/Sida na região da Ásia-Pacífico".

A organização também exorta Duterte a "tomar medidas significativas para proteger a saúde dos filipinos, apoiando as políticas urgentemente necessárias para expandir o acesso e uso de preservativos nas Filipinas".

Taxa de VIH/Sida multiplicada por 37 vezes

10 mitos comuns sobre sexo esclarecidos por uma médica
10 mitos comuns sobre sexo esclarecidos por uma médica
Ver artigo

Embora na maioria dos países em todo o mundo o número de novos contágios por VIH/Sida esteja a diminuir, o mesmo não sucede nas Filipinas. Só nos primeiros dez meses de 2017, houve registo de 9.217 novos casos, num país onde o próprio acesso ao rastreio é difícil e reduzido.

Segundo o jornal espanhol El País, a taxa de VIH/Sida nas Filipinas é agora 37 vezes maior face a dados do século passado, país onde se estima que haja 50 mil infetados.

O VIH/Sida poder ser transmitido de um indivíduo para o outro através de relações sexuais não protegidas, troca de seringas e agulhas e de mãe para filho durante a gravidez, no momento do nascimento e durante o aleitamento.

A pílula não protege contra a transmissão da doença por via sexual. Apenas o preservativo é eficaz.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.