"A prevalência das doenças crónicas está a aumentar em Portugal, induzida principalmente por dois fatores: o aumento da esperança de vida e os comportamentos de risco. Entre os países industrializados, Portugal vai ser o terceiro país onde a esperança de vida mais vai aumentar para as mulheres, até 2030, no entanto somos o terceiro país europeu onde as mulheres têm menos anos de vida saudável, apenas seis anos a partir dos 65 anos", alerta Luís Campos, médico internista e Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

"Por outro lado temos uma elevada prevalência de comportamentos de risco, que fazem com que, por exemplo, sejamos o terceiro país europeu com crianças do sexo feminino com mais sobrecarga ponderal ou obesidade", acrescenta o especialista em declarações ao SAPO Lifestyle.

"Estes factos fazem com que a nossa população viva cada vez mais, mas cada vez pior. É imperioso inverter esta situação e isso só pode ser conseguido se for dada completa prioridade à prevenção das doenças e à promoção de estilos de vida saudáveis", avisa o médico.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que muitas doenças crónicas são preveníveis: 80% dos casos de doença coronária, de acidentes vasculares cerebrais e de diabetes e 40% dos casos de cancro poderiam ser evitados pela correção dos hábitos alimentares, pela prática de exercício físico e pela cessação tabágica.

Campanha de alerta

Para alertar para a necessidade da prevenção das doenças crónicas, os jardins de Belém vão ser palco da "Festa da Saúde". Entre as 10h00 e as 19h00 dos dias 8 e 9 de julho, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) convida a população em geral a participar de forma gratuita nas atividades programadas.

A "Festa da Saúde" pretende ser um espaço de informação e de motivação à adoção de  hábitos de vida saudável. A iniciativa conta com uma oferta variada de atividades ao ar livre: remo, vela, aulas de zumba, ioga,  jogos tradicionais, caminhadas, entre outras. Os Espaços de Rastreio e Informação ao Público vão dar possibilidade a quem passar por Belém de conhecer um pouco mais sobre a sua saúde, com rastreios à visão, diabetes, colesterol, entre outros.

No sábado, faz ainda parte do programa um show cooking de comida saudável, com a participação do chef Fábio Bernardino.

Durante os dois dias de evento, vai haver espaço para dar voz a alguns especialistas que vão falar sobre a forma como a cidade pode promover a saúde, sobre a importância dos estilos de vida saudáveis, como mudar os comportamentos de risco ou gerir melhor a saúde. No domingo é dia de concerto, com o Trio Edu Miranda.

Veja ainda: Estas 15 doenças ainda não têm cura