A notícia é avançada pela TSF que cita fonte do Infarmed. Portugal pode receber 6,9 milhões de vacinas Portugal de um lote de 300 milhões reservado pela União Europeia a um laboratório francês.

A Comissão Europeia anunciou na semana passada ter chegado a um primeiro acordo com a farmacêutica AstraZeneca para a compra de 300 milhões de doses de uma potencial vacina.

O desenvolvimento do fármaco profilático em causa já se encontra na Fase II/III de ensaios clínicos em larga escala, após resultados promissores nas anteriores fases no que diz respeito à segurança e imunogenicidade.

Segundo a TSF, o primeiro lote de vacinas reservado para Portugal (10% ou 690 mil vacinas) pode chegar já no final do ano, sendo que a maior parte do suprimento deve só estar disponível no ano seguinte.

300 milhões de doses

A Comissão Europeia anunciou na sexta-feira um primeiro acordo com a farmacêutica AstraZeneca para a compra de 300 milhões de doses de uma potencial vacina contra a COVID-19, com uma opção de mais 100 milhões em nome dos estados-membros.

Em comunicado, o executivo comunitário salientou ainda que continua a discutir acordos semelhantes com outros fabricantes de vacinas.

Portugal regista hoje duas mortes por COVID-19 e 253 casos confirmados de infeção em relação a terça-feira, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado. Uma bebé de quatro meses é uma das vítimas mortais das últimas 24 horas.

De acordo com o boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 54.701 casos de infeção confirmados e 1.786 mortes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista os dois óbitos ocorridos nas últimas 24 horas e mais 159 casos de infeção, com um total de 28.284 casos confirmados.

Gostava de receber mais informações sobre este tema? Subscreva a nossa newsletter e as nossas notificações para que nada lhe passe ao lado.

Vídeo: O ar dentro de um avião - como são eliminados vírus e bactérias?