Podem os robôs ser cirurgiões? É esta a questão central da YES Talk – iniciativa agendada para esta quarta-feira, 4 de abril, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
Para debater a temática, a sessão – promovida pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) no âmbito do congresso YES Meeting – contará com a presença de Guilia Veronesi, chefe da unidade de Robotic Thoracic Surgery Unit do Humanitas Research Hospital (Itália).
A sessão contará, também, com o português Carlos Vaz, cirurgião que se dedica à investigação nas áreas das intervenções minimamente invasivas.
Durante a sessão, os dois especialistas abordarão o atual estado da arte da cirurgia robótica, as principais vantagens e como pode ser utilizada para otimizar a vida dos pacientes e dos médicos.
Guilia Veronesi é, desde 2006, responsável pelo desenvolvimento de programas pioneiros na área da cirurgia robótica para doenças torácicas, tendo sido laureada, em 2017, com o prémio Women and Technology Association.
Comentários