Este artigo tem mais de 11 anos
Os homens tendiam a ingerir mais 400 calorias por dia e as mulheres mais 300
10 de abril de 2013 - 16h36
As pessoas ingerem mais calorias e comida pouco saudável nos dias em que também tomam bebidas alcoólicas, indica um novo estudo norte-americano.
“A escolha da comida varia nos dias em que as pessoas bebem… E recai em alimentos pouco saudáveis, tanto em homens como em mulheres”, diz Rosalind Breslow, epidemiologista nutricional do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism e autora do estudo, cita a Reuters.
Já num estudo anterior, a investigadora tinha concluído que as pessoas que bebem tendem a fazer dietas alimentares mais pobres. Nesta nova investigação, a equipa liderada por Rosalind Breslow analisou um conjunto de voluntários em dois momentos diferentes: em dias em que beberam e em dias em que estiveram em abstinência.
Mais de 1800 pessoas responderam ao inquérito, com um intervalo de 10 dias entre cada um dos dias. A maioria dos inquiridos tinha ingerido entre duas a três bebidas alcoólicas.
A equipa de Breslow concluiu que, nos dias sem álcool, os homens consumiram cerca de 2.400 calorias e as mulheres 1.700.
Nos dias em que houve consumo de álcool, os homens ingeriam mais 400 calorias por dia e as mulheres mais 300. No caso das mulheres, o excesso de calorias pode ser explicado apenas pelo consumo do álcool, mas no caso dos homens 100 a 200 calorias dizem respeito a alimentos, sugere o estudo. Tanto homens como mulheres comiam cerca de nove por cento a mais de gorduras quando estavam sob o efeito do álcool.
O estudo foi publicado em março no The American Journal of Clinical Nutrition.
SAPO Saúde
Comentários