Quando alguém faz exercício e emagrece, para onde vai a gordura perdida? As opções são:

a) A gordura converte-se em energia ou calor;

b) A gordura transforma-se em músculo;

c) A gordura transforma-se em dióxido de carbono e água.

25 truques inimagináveis para perder peso
25 truques inimagináveis para perder peso
Ver artigo

Se respondeu as opções A ou B, está no mesmo grupo de 147 especialistas que também erraram na resposta certa a uma pergunta inscrita num questionário feito pelo cientista Ruben Meerman, investigador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália.

A resposta mais vezes repetida foi a opção A - a gordura converte-se em energia ou calor - o que coloca em causa a lei da conservação da matéria, escreve a BBC. Sobre a opção B, Meerman diz que é impossível que a gordura se transforme em músculo. A resposta correta é a C, refletindo a função dos pulmões como o "principal órgão excretor de gordura", segundo explica Meerman num estudo publicado em 2014 no jornal British Medical Journal.

"A água formada pode ser expulsa através da urina, das fezes, do suor, da respiração ou de outros fluidos corporais".  "Se perder 10 quilos de gordura, 8,4 sairão através dos pulmões e os 1,6 quilos restantes serão água", estima Ruben Meerman. "Por outras palavras, praticamente exalamos todo o peso que perdemos", simplifica.

Comida, bebida... e oxigénio

O cientista defende também que, além da comida e bebida que ingerimos, também devemos ter em conta o oxigénio que inalamos.

Segundo o investigador, "perder peso requer desbloquear o carbono armazenado nas células de gordura" e para isso precisamos de oxigénio.

Ao respirar, produzimos gás carbónico, então, se respiramos mais, perdemos mais desta gordura convertida em carbono? "Infelizmente, não", responde Meerman. "Respirar mais do que o necessário só causará hiperventilação, levando a náuseas ou desmaio".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.