O Pão São Diabetes celebra este mês o seu 1 ano de existência. O Pão São Diabetes é um pão de características únicas em Portugal, fruto da investigação conjunta entre a APDP - Associação Protectora de Diabéticos de Portugal e o Museu do Pão, entidade que tem como missão promover e preservar os objectos e o património do Pão Português nas suas vertentes etnográficas, históricas, políticas, religiosas e artísticas, ao longo da sua existência.

Porque a Diabetes é uma doença crónica em expansão por todo o mundo e com graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações ou cegueira é necessário olhar de frente para esta realidade e estimular hábitos de vida e de alimentação saudáveis que ajudem a prevenir a sua proliferação.

A tão desejada qualidade de vida está nas mãos de cada um e toda a sociedade tem um papel importante na sua construção. Foi este o motivo que levou o Museu do Pão a decidir ter um papel activo na criação de um pão único e especial para um grupo de pessoas também especiais – o Pão São Diabetes.

Este saudável pão é o resultado de uma criteriosa selecção de ingredientes que, no seu conjunto, estão ajustados às necessidades de pessoas com diabetes, mas que ao mesmo tempo também contribui para melhorar a qualidade da alimentação de qualquer pessoa, pois tem uma redução de sal na sua composição.

Além de conter ácidos gordos ricos em «ómega 3», o Pão São Diabetes contribui também para diminuir os triglicéridos e controlar o colesterol e a tensão arterial elevada, factores muitas vezes associados à diabetes.

Obtido a partir de uma mistura de farinhas especiais, como é o caso da farinha de trigo, farinha de centeio, flocos de aveia, sementes de girassol e linhaça, farinha de tremoço, glúten de trigo e outros importantes elementos, cujo teor de fibras proporciona também uma sensação de saciedade mais prolongada, o Pão São Diabetes tem como propriedade principal retardar a absorção dos hidratos de carbono e ajudar a manter uma glicemia mais estável.

O Pão São Diabetes chega ao mercado embalado em metades e cortado em fatias, vem em saco de plástico transparente e azul, o que lhe permite pelos seus ingredientes e a qualidade com que é elaborado, ter uma validade de 12 dias. Este pão encontra-se disponível em todo o país, nas grandes superfícies comerciais: super e hipermercados, lojas de conveniência e comércio local.

Importância do Pão numa alimentação saudável
Nos dias de hoje para se conseguir ter uma alimentação saudável, cerca de metade da energia ingerida deve ser proveniente dos hidratos de carbono.

Sendo o pão um alimento muito rico neste nutriente, deverá pois fazer parte da nossa alimentação diária não devendo ser substituído por outros produtos alimentares de baixa qualidade nutritiva e muitas vezes com elevada densidade energética, ricos em gordura de má qualidade, em açucares, sal e pobres em fibras.

Com o aumento alarmante de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares e a diabetes, os cuidados com a saúde deverão ser uma constante do nosso dia-a-dia.

Sobre a Diabetes
A diabetes, doença que se caracteriza pela incapacidade do organismo produzir suficiente insulina - hormona fundamental que converte o açúcar, o amido e outros alimentos em energia – afecta cada vez mais pessoas em Portugal e no Mundo inteiro.

A civilização moderna tem trazido um maior poder económico, maior acesso a determinados bens de consumo e um bem-estar social mais definido. Isto leva a que se siga um estilo de vida diferente, com profundas modificações dos hábitos e costumes, quer a nível alimentar como físico, originando duas doenças estritamente relacionadas com a diabetes, a saber, a obesidade e as doenças cardiovasculares.

A diabetes manifesta-se em dois tipos principais:

- Tipo 1: Tem maior prevalência nas crianças e adolescentes e é, normalmente, causada por anti-corpos que são produzidos “por engano” pelo próprio organismo na sequência de uma doença viral;

- Tipo 2: Conhecida também pela Diabetes dos Adultos, surge na sua maioria depois dos 40 anos de idade e tem uma prevalência muito alta. Mas pode ocorrer mais cedo, associada à obesidade, sendo que cada vez mais crianças desenvolvem Diabetes Tipo 2.

O Museu do Pão
O Museu do Pão, aberto ao público desde Setembro de 2002, em Seia, consiste num museu de iniciativa privada situado num complexo museológico com mais de 3.500 m2 de área coberta.

Exibe e preserva os objectos e o património do Pão Português nas suas vertentes etnográficas, históricas, políticas, religiosas e artísticas, ao longo das várias salas expositivas que recriam as diversas vertentes do pão português.

O Museu do Pão tem mantido ao longo dos últimos anos o fabrico de Pão segundo os métodos tradicionais e regionais, ao mesmo tempo que tem vindo a investigar e a desenvolver Pão São com características saudáveis especiais que ajudam a manter uma alimentação saudável.

24 de março de 2011

Fonte: SAPO/C&C Consultores de Comunicação