A cerimónia, que contará com a presença do secretário de Estado adjunto da Saúde, Fernando Araújo. De acordo com dados da Administração Regional de Saúde do Centro, o Polo de Saúde de Maceda tem 1.833 utentes inscritos e integra uma equipa de um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

A nova unidade, que vai funcionar às segundas e quintas-feiras das 08:30 às 12:30, está instalada num edifício situado no Largo da Igreja de Maceda.

Segundo uma nota da Câmara de Ovar, o projeto representa um investimento de mais de 400 mil euros, respeitantes à aquisição do imóvel e à realização da obra de adaptação e transformação do edifício para a instalação da extensão de saúde.

"Localizado numa zona nobre e central da freguesia de Maceda, o novo espaço de saúde da freguesia, permitirá também a instalação e o desenvolvimento de outras valências multisserviços, nomeadamente de cariz social e associativo, destinadas à satisfação de necessidades coletivas, em especial da população macedense, que há muito são desejadas", refere a mesma nota.

Para o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro (PSD), a inauguração desta obra "representa a concretização de um objetivo fundamental na área da saúde no concelho". "Dispomos de uma rede de cuidados de saúde primários de proximidade, que cobre todas as freguesias, mas era imprescindível melhorar algumas das infraestruturas existentes, nomeadamente a da Unidade de Saúde de Maceda, visando a coesão do nosso território", adiantou o autarca.

A concretização deste objetivo resulta da colaboração do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, Administração Regional de Saúde do Centro, Junta de Freguesia de Maceda e Paróquia de S. Pedro de Maceda.