O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, assumiu ontem a preocupação do Governo em intervir no fenómeno da obesidade e do sedentarismo dos jovens e sublinhou que é necessário estimular a prática desportiva.

“Há um estudo recente que aponta para 23 por cento da população portuguesa infanto-juvenil com obesidade ou sobrepeso, maioritariamente mulheres. Temos de atacar o problema”, disse o governante em Lisboa, na apresentação da Danone Nations Cup, o único torneio mundial de sub-12 reconhecido pela FIFA.

Alexandre Mestre aludiu à importância do torneio, que tem Vítor Baía como embaixador em Portugal, e referiu que os “estilos de vida e hábitos saudáveis são francamente importantes quer no plano desportivo quer no da juventude”.

O secretário com a tutela do desporto e da juventude assinalou que o Governo está ainda a estudar a compatibilização dos jovens desportistas com a frequência escolar.

“Não se pode dissuadir os jovens da prática desportiva e de intervirem civicamente por causa dos compromissos escolares. Tem de haver uma forma de compatibilizar tudo isto”, defendeu.

Em referência à Danone Nations Cup, Alexandre Mestre acentuou os valores e princípios da competição, que se iniciará em abril, em Braga, no âmbito da Capital Europeia da Juventude.

Vítor Baía é o embaixador em Portugal pelo segundo ano consecutivo e o antigo guarda-redes admitiu o orgulho pela ligação “a um projeto de qualidade”, do qual guarda gratas recordações do ano passado, na final mundial, em Madrid.

Na capital espanhola, Baía, convidado publicamente por Alexandre Mestre para embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, a 27 de fevereiro, pediu ao francês Zinedine Zidane que cumprimentasse a equipa portuguesa.

“Também somos os condutores, ajudando os jovens a encontrar o caminho, para que possam ser pessoas válidas e no caminho mais correto”, disse Vítor Baía, ladeado por Alexandre Mestre, Gonçalo Santos, técnico de reabilitação e inserção social e coordenador do projeto Futebol de Rua da CAIS, e Lourdes Galhoz, da Danone.

A Danone Nations Cup, cujas inscrições encerram a 31 de março, compreende as fases regionais e a final nacional, em maio. A equipa vencedora irá disputar o Campeonato do Mundo de sub-12, em Varsóvia, na Polónia, em setembro ou outubro.

9 de fevereiro de 2012

@Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.