As hérnias inguinais, abdominais ou humbilicais no adulto "são uma solução de continuidade adquirida da parede abdominal na região da virilha, cujo defeito permite a protrusão de vísceras intra abdominais, ou de parte delas, através do referido orifício provocando dor e aumento de volume local", explica o médico Miguel Pinto, cirurgião geral na Clínica Europa.

"Normalmente a protrusão e o regresso das referidas vísceras à sua habitual localização ocorre sem dificuldade, mas em certas ocasiões, após um pequeno esforço físico, o intestino, a víscera geralmente herniada, não consegue regressar à cavidade abdominal", refere o clínico.

Hérnia encarcerada

Nestes casos, a hérnia "fica aprisionada e este estadio da doença é considerado uma hérnia encarcerada",

Este quadro clínico requer uma intervenção cirúrgica urgente porque, a manter-se essa situação, "o doente passará a ter uma hérnia estrangulada, fase crítica e grave da hérnia, porque o intestino vê sua irrigação sanguínea comprometida dando lugar a gangrena", esclarece o especialista.

A hérnia umbilical, de um modo geral, é inofensiva e é mais frequente nas crianças, embora também pode afetar os adultos.

Causas mais comuns

No adulto, as causas mais comuns são as que provocam um aumento da pressão abdominal: obesidade, a gravidez, atividades como levantar pesos, a tosse crónica, a obstipação e a realização de cirurgia abdominal, entre outras.

Marcelo Rebelo de Sousa foi internado na tarde desta quinta-feira no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. O Presidente vai ser operado precisamente a uma hérnia umbilical, informou a Presidência da República numa nota publicada no site.

A intervenção cirúrgica estava marcada para o começo do próximo mês, mas como a hérnia encarcerou, os médicos decidiram antecipar a operação.