O Boletim Polínico, da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), faz a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico, obtidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em várias regiões do país.
Para a semana de 03 a 09 de junho preveem-se concentrações muito elevadas de pólen no ar atmosférico em todo o Continente, com exceção da região Norte, e concentrações baixas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
"O alerta vai particularmente para os doentes com alergia a pólenes de gramíneas e oliveira, que podem atingir concentrações elevadas nas regiões Centro e Sul do país", adianta a SPAIC.
No Norte do país e região do Porto, os pólenes encontram-se em níveis baixos a moderados, com destaque para os pólenes de gramíneas, oliveira e carvalho.
Já no Centro do país e região de Coimbra, os pólenes estarão em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de gramíneas, oliveira e erva parietária, o mesmo acontecendo na Estremadura e região de Lisboa.
No Alentejo e no Algarve, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos de gramíneas, oliveira, erva tanchagem, azinheira e sobreiro.
Nos Açores e na Madeira, os pólenes encontram-se em níveis baixos.
02 de junho de 2011
Fonte: Lusa/SAPO
Comentários