A 10 de Setembro assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio que em 2010 é subordinado ao tema “Many faces, Many places: Suicide Prevention Across the World”.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de pessoas comete suicídio por ano, o que corresponde a 1,4% da carga da mortalidade mundial.

Em todo o mundo, nos últimos 45 anos, a taxa de suicídio aumentou 60% e o suicídio passou a ser uma das três principais causas de mortalidade entre os 15 e os 44 anos  e, em alguns países, a segunda causa de morte nos jovens entre os 10 e os 24 anos.

Em 2010 e à semelhança de anos anteriores, a efeméride é assinalada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em colaboração com a OMS, através de uma campanha que pretende sensibilizar para o facto do suicídio ocorrer em todas as idades, alertando para a necessidade de definir estratégias de intervenção adequadas a cada grupo etário.

Linha de apoio SOS Voz Amiga recebeu mais de duas mil chamadas no primeiro semestre deste ano

A linha de apoio ao suicídio SOS Voz Amiga recebeu mais de duas mil chamadas no primeiro semestre deste ano, sendo a maioria feitas por mulheres e cerca de 400 de "silêncio prolongado".

"No primeiro semestre do corrente ano recebemos 2125 chamadas, 20 por cento das quais tratam-se de chamadas de silêncio prolongado ou outras onde não nos é possível definir o género do apelante, no entanto, no que respeita às restantes, 69 por cento são de mulheres, maioritariamente entre os 36 e 50 anos de idade", revelou à Lusa Carmen, voluntária da linha.

A SOS Voz Amiga é um "serviço de apoio emocional de duplo anonimato", por isso Carmen é apenas Carmen e "não é possível fazer uma caracterização linear dos utentes da linha".

Fonte: OMS e Lusa

2010-09-09

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.