As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal em 2020. De acordo com Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, morre diariamente uma centena de pessoas por dia. A maioria é vítima de um enfarte agudo do miocárdio ou de um acidente vascular cerebral (AVC). Apesar dos números e do aumento da informação disponibilizada nos últimos anos, continuam, no entanto, a ser muitas as dúvidas e os mitos em torno deste tipo de patologias.

Para colmatar essa lacuna, a HOW - House of Words, editora de revistas e empresa produtora de conteúdos, detentora das marcas Prevenir, Saber Viver, pH e Modern Life, lança hoje o Cardio 365º. O novo projeto multiplataforma de promoção da literacia em doenças cardiovasculares é o primeiro do género no país e, seguindo a lógica do Diabetes 365º, desenvolvido para melhorar a vida dos diabéticos e lançado a 14 de novembro do ano passado, pretende ensinar os portugueses a lidar com estas patologias.

Os conselhos de Valentin Fuster para um coração em forma. "As pessoas devem comer menos"
Os conselhos de Valentin Fuster para um coração em forma. "As pessoas devem comer menos"
Ver artigo

Além do novo site, de uma página no Facebook e de um canal no YouTube, as revistas e os sites das marcas editoriais da empresa parceiras do projeto vão publicar, ao longo do próximo ano, conteúdos especializados, revistos por especialistas, desenvolvidos a pensar nos portadores destas doenças. A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), a Sociedade Portuguesa do Estudo da Obesidade (SPEO) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) integram a lista de parceiros.

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), a Associação de Apoio a Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a orgnização não-governamental Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos são outras das entidades envolvidas naquele que pretende ser o maior agregador de conteúdos informativos sobre estas patologias em língua portuguesa à disposição dos internautas nacionais.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.