O novo edifício público, projetado pelo arquiteto Paulo Valente, ficará localizado entre o infantário da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e a Avenida do Emigrante, contíguo ao arruamento, recentemente aberto, de ligação da rotunda das piscinas à Rua União Beneficente Murtoense.

Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Batista, a construção do novo Centro de Saúde da Murtosa corresponde a “uma antiga ambição, para a qual a Câmara procurava sensibilizar a administração central há largos anos”.

O objetivo da construção de um centro de saúde de raiz é permitir “qualificar as condições para a prática dos cuidados de saúde na sede do concelho” e “criar condições para que um conjunto de serviços de especialidade, disponibilizados pelo Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) Baixo Vouga, possa ser colocado, com a necessária regularidade, à disposição da comunidade”.

A insistência da autarquia levou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) a reconhecer a necessidade e a celebrar um acordo de colaboração que permitiu à câmara lançar o procedimento administrativo para a execução da obra.

O atual Centro de Saúde da Murtosa funciona nas instalações do antigo Hospital da Murtosa, propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa. A desocupação do complexo atual, com a construção do novo Centro de Saúde, permitirá à instituição desenvolver novas valências e serviços naquele espaço.

Quantas vezes devo ir ao médico?