"A partir de sexta-feira e durante o fim de semana, prevê-se um agravamento do estado do tempo, com a ocorrência de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes e que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoadas", refere.

As temperaturas irão baixar, com as mínimas a variarem entre os zero e os seis graus no interior Norte e Centro e os seis graus poderão mesmo ser a temperatura mais alta nestas regiões. Já no resto do país as máximas deverão rondar os 12 graus e as mínimas os três e os seus graus.

O IPMA refere que o "efeito do vento associado às baixas temperaturas" vai provocar desconforto térmico. O vento vai aumentar de intensidade, com rajadas até 80 quilómetros/hora nas terras altas e com rajadas de 100 quilómetros/hora nas regiões centro e sul.

Leia também: 10 alimentos para os dias frios

O IPMA prevê também queda de neve entre os 1.000 e os 1.200 metros de altitude, sendo que a quota baixará gradualmente a partir de sexta-feira, para entre 400 e 600 metros de altitude.

“No sábado, há uma possibilidade de a cota da neve baixar para os 200/400 metros no Minho, até ao início da manhã”, salienta o IPMA.

Leia também: 5 conselhos para a terceira idade nos dias frios

“Prevê-se ainda agitação marítima forte, com a altura significativa da ondas na costa ocidental a variar entre 5 e 6,5 metros de altura, no fim de semana”, acrescenta o IPMA.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.