
A valência de internamento, que começou a funcionar no passado dia 27 de abril com a admissão do primeiro doente, vai ser inaugurada, à tarde, pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, que antes desloca-se a Campo Maior e ao hospital de Évora, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).
O novo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) começou a funcionar em agosto de 2012 para substituir o anterior, que funcionou durante mais de 20 anos em apartamentos alugados e situados fora do campus do hospital de Beja, o único distrital que não dispunha de internamento de psiquiatria.
No entanto, segundo a ULSBA, por não estarem reunidas todas as condições técnicas e humanas, sobretudo devido à falta de médicos psiquiatras, a valência de internamento não começou a funcionar logo em agosto de 2012 e os doentes que precisassem de internamento continuaram a ser encaminhados para Lisboa, o que deixou de acontecer desde o passado dia 27.
Situado na ala norte do hospital de Beja, o novo departamento, com valência de internamento com 17 camas, gabinetes de consulta e urgência psiquiátrica, para adultos e crianças, implicou um investimento de três milhões de euros, financiados em 70% por fundos comunitários e em 30% por fundos da ULSBA.
O dia do ministro da Saúde no Alentejo vai começar em Campo Maior, no distrito de Portalegre, onde irá participar na assinatura de um protocolo de cooperação para reestruturação do ambulatório do Hospital Santa Luzia de Elvas em Clínica de Alta Resolução.
O protocolo envolve a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, os municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa e a Coração Delta - Associação de Solidariedade Social.
Segue-se uma passagem por Évora, onde Paulo Macedo vai inaugurar o núcleo de exames especiais do hospital da cidade.
Comentários