
De acordo com um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, publicada no Journal of American Medical Informatics Association, as pessoas nascidas na primavera correm menos risco de ficarem doentes.
Para chegar ao resultado, os cientistas analisaram 1.688 patologias e a data de nascimento e histórico médico de 1,7 milhões de pacientes atendidos no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque entre 1985 e 2013.
Segundo o estudo, as pessoas que nascem durante o verão e outono no país têm maior probabilidade de sofrer asma. Um estudo dinamarquês sobre a doença também descobriu que existe um maior pico de risco nesse mesmo período.
Os cientistas também descobriram uma relação entre o mês de nascimento e nove tipos de doenças cardíacas: as pessoas nascidas no inverno enfrentam um maior risco para fibrilhação auricular, insuficiência cardíaca e distúrbio da válvula mitral.
Sem motivos para preocupações
"É importante não ficar excessivamente nervoso com estes resultados, porque, mesmo com as associações significativas, o risco global de doença não é tão grande. O risco relacionado com o mês de nascimento é relativamente menor quando comparado com outras variáveis mais influentes, como a dieta e exercício", comenta o principal autor do estudo, Nicholas Tatonetti, numa nota de imprensa citada pela cadeia norte-americana CBS.
Comentários