Paulo Pereira, neurocirurgião e coordenador nacional da campanha "Olhe Pelas Suas Costas", relembra que "a prevenção é sempre a melhor arma e devemos estar especialmente atentos aos movimentos suscetíveis de prejudicar a nossa coluna".

"As pessoas já tendem, habitualmente, a desvalorizar a importância de realizar corretamente as tarefas do quotidiano e, com o entusiasmo associado a esta época festiva, é comum que ignorem as recomendações para a realização de algumas tarefas associadas aos preparativos do Natal", alerta o especialista.

"Por exemplo, as pessoas devem montar a árvore de Natal mantendo uma postura correta, com as costas direitas, dobrando os joelhos e as ancas para apanhar os objetos que estão encaixotados no chão, evitando curvaturas que podem prejudicar a coluna vertebral", explica o médico.

Veja aindaTem dores nas costas? 10 dicas para que a mala não seja um pesadelo

A campanha Olhe Pelas Suas Costas deixa ainda outras recomendações e conselhos para os preparativos natalícios:

  • Em vez de carregar as caixas mais pesadas sozinho, pedir ajuda e partilhar o peso da carga. Em alternativa pode arranjar um carrinho para carregar essas caixas.
  • Ao levantar objetos do chão deve fazê-lo mantendo as costas direitas e os objetos encostados ao seu tronco
  • Subir e descer os escadotes com cuidado e segurança, garantindo que estes se encontram bem apoiados
  • Evitar estar muito tempo de pé parado, como acontece nas filas para o pagamento das compras, preferindo alturas de menor afluência
  • Distribuir os sacos das compras por ambos os braços, evitando carregar o peso de um só lado.

Um estudo realizado no âmbito da campanha "Olhe Pelas Suas Costas" indica que 7 em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, mais de 70% da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com dores nas costas.