A maioria dos dez mil novos casos de cancro de pele diagnosticados por ano têm origem em escaldões ocorridos há uma década ou mais, disse ontem à Lusa o secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC).
De acordo com as previsões da associação, durante este ano deverão surgir perto de mil casos de melanoma, tipo de cancro com alta taxa de mortalidade se não for diagnosticado e tratado precocemente.
O secretário-geral da APCC, Osvaldo Correia, admite que muitos dos casos agora diagnosticados “refletem muitos comportamentos que as pessoas tiveram nos cinco, dez, 15, 20 anos anteriores”, e que os cuidados que a população tem atualmente só serão reconhecidos mais tarde.
Os inquéritos realizados anualmente durante as ações de sensibilização em praias portuguesas fazem este especialista acreditar numa redução de casos no futuro.
“Há, de facto, que premiar a população portuguesa, porque tem havido alterações positivas de comportamentos”, disse à Lusa o secretário-geral da APCC, Osvaldo Correia, acrescentando que os comportamentos mais perigosos se registam nos adolescentes.
Entre os alertas que a APCC pretende deixar à população, está a necessidade de evitar a exposição solar intencional nas chamadas horas vermelhas, ou seja, das 12:00 às 16:00, e a importância da proteção contra os raios ultra-violeta.
“Importa valorizar a temperatura, mas também o índice de Ultra-violetas (UV) que é possível consultar no site do Instituto de Meteorologia”, explicou Osvaldo Correia, salientando que um nível elevado de radiação UV pode originar queimaduras, mesmo em dias frescos ou enevoados.
A exposição progressiva da pele ao sol, o uso adequado de roupa e chapéu e dos protetores solares são outras recomendações dadas por especialistas, que serão divulgadas na ação de praia que a APCC preparou para este sábado, dia 14, em Vilamoura.
A ex-maratonista Rosa Mota, medalha de ouro nos Jogo Olímpicos de 1988, e o apresentador Jorge Gabriel são duas das figuras públicas que aceitaram participar numa corrida à beira da praia, às 18:00, e dar o exemplo de como praticar desporto ao ar livre em horário adequado.
A par destas ações de sensibilização, que vão ocorrer em vários pontos do país, a APCC está a disponibilizar informações sobre os cuidados a ter com a exposição solar, as regras básicas para o auto-exame e exemplos de sinais sugestivos de cancros da pele no site www.apcc.online.pt.
11 de julho de 2012
@Lusa
Comentários