Estes números são avançados pelo gabinete do responsável pela área da Saúde, o secretário regional Pedro Ramos, que reuniu hoje com os profissionais afetos ao Serviço de Cirurgia do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).

Este encontro aconteceu “no âmbito da sua política de proximidade e diálogo”, que Pedro Ramos tem vindo a implementar com os profissionais da área da saúde.

Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Ver artigo

A mesma informação adianta que a este serviço estão afetos “34 médicos, 78 enfermeiros e 30 assistentes operacionais”.

“Todos estão empenhados no aumento da atividade produtiva do serviço e em assegurar todas as condições de qualidade formativa aos jovens médicos de forma a captá-los para o serviço”, pode ler-se na mesma nota.

O Serviço de Cirurgia do SESARAM “integra atividades ao nível da Consulta Externa, Bloco Operatório, Pequena Cirurgia, Internamento e Serviço de Urgência”, refere.

No que diz respeito às cirurgias efetuadas em 2017, enuncia que 1.433 foram realizadas no bloco operatório, 163 cirurgias no âmbito do Programa de Recuperação Cirúrgica (PRC) e 1.687 estão classificadas como pequenas intervenções.

Quanto aos 2.500 doentes que estiveram em ambiente hospitalar, correspondem a “14% do total dos doentes internados".

Na reunião, a nota do gabinete do secretário regional da Madeira aponta que foram abordados “assuntos relacionados com a atividade do serviço, necessidades ao nível dos recursos humanos e foram apresentadas algumas propostas de melhoria a implementar a curto e médio prazo”.