No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Voz, que se celebra a 16 de Abril, o Laboratório de Voz do Centro de Otorrinolaringologia do hospitalcuf infante santo alerta para as medidas fundamentais para uma boa saúde vocal.

Segundo João Paço, otorrinolaringologista e director clínico do hospitalcuf infante santo, “os portugueses ainda dão pouca atenção aos problemas da voz, que podem vir a condicionar o sucesso profissional e pessoal, quando não tratados adequadamente. O tabaco, excesso de álcool, refluxo ácido do estômago ou abuso da voz por falar alto são alguns dos factores que podem prejudicar e alterar as cordas vocais”.

“Os principais sintomas de problemas ao nível do aparelho vocal incluem cansaço vocal, dor ao falar, rouquidão, afonia ou perda de voz, tosse persistente”, alerta Maria Caçador, otorrinolaringologista e coordenadora do Laboratório de Voz do hospitalcuf infante santo.

O Laboratório de Voz do Centro de Otorrinolaringologia desta unidade hospitalar foi o primeiro a ser criado em Portugal totalmente especializado na avaliação integrada do estado da voz. Este laboratório está equipado com uma tecnologia de imagem, de análise acústica da voz e de registo digital do mais actualizado que existe.

O seu funcionamento de modo multidisciplinar permite que, numa única visita, seja feita a avaliação morfológica e funcional por otorrinolaringologista e terapeuta da fala, o que facilita a troca de informação e a discussão clínica. Por fim, é fornecido ao examinado um relatório completo das diferentes avaliações com registo digital de imagem e som, que sirva de comparação em diferentes fases da reabilitação/terapêutica.

Destina-se a avaliar qualquer pessoa com distúrbios vocais, que não se identifique ou que não goste da sua voz. Devido ao detalhe e rigor com que estuda a voz, este laboratório está muito direccionado para certos grupos profissionais-chave, tais como, cantores, actores, professores, e até de jornalistas.

15 de abril de 2011

Fonte: LPM Comunicação/SAPO

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.