Chitetsu Watanabe, que nasceu a 5 de março de 1907 em Niigata, norte de Tóquio, recebeu o título na sua casa, anunciou o Guinness.

O anterior detentor do título era Masazo Nonaka, também japonês, que faleceu no mês passado, aos 112 anos e 266 dias.

15 coisas que nos tiram anos de vida
15 coisas que nos tiram anos de vida
Ver artigo

Watanabe, casado e com cinco filhos, garantiu que o segredo para a longevidade é "não me deixar entediar e manter o sorriso" . No entanto, confessou um pecado: é apaixonado por doces, embora estes não pareçam provocar qualquer dano à sua saúde.

O ser humano vivo mais velho do mundo é a japonesa Kane Tanaka, com 117 anos.

O Japão conta com uma das maiores esperanças de vida do mundo e não por acaso é o lar de várias das pessoas reconhecidas como as mais longevas do planeta - entre elas, Jiroemon Kimura, que morreu pouco depois de completar 116 anos, em junho de 2013.

No enanto, a pessoa mais velha de sempre é a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos, segundo o livro de recordes do Guinness.

Em 2018, o número de centenários atingiu um máximo histórico no Japão. Em setembro daquele ano, 69 785 pessoas viviam há 100 ou mais anos e uns esmagadores 88,1% eram mulheres, de acordo com o Governo de Tóquio, que atribuiu o recorde aos avanços da medicina e ao aumento da consciência sobre a saúde.

Numa nação cuja tradição culinária se baseia em peixe, arroz, vegetais e outros alimentos com baixo teor de gordura, a obesidade, por exemplo, é uma doença crónica relativamente rara no país.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.