
“Grow a Mo, save a Bro” (Deixe crescer um bigode e salve um amigo, em tradução literal), é o mote deste movimento que se repete todos os meses de novembro, há mais de uma década. A ideia, depois de se inscrever no site da fundação, é deixar crescer o bigode durante 30 dias e arrecadar fundos que revertem a favor da causa.
De acordo com a Movember Foundation, “os homens enfrentam uma crise de saúde que tem sido mantida em silêncio. Eles estão a morrer cada vez mais cedo, antes do seu tempo. Nós estamos a tomar uma atitude e precisamos da sua ajuda”.
O movimento do bigode
A história deste movimento diz-nos que a iniciativa começou com dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, durante uma conversa num bar de Melbourne, na Austrália. Recuemos até esse ano: definitivamente, o bigode era algo que estava completamente fora de moda.
Mesmo assim, os dois amigos resolveram trazer de volta essa fashion trend e para isso tentaram convencer 30 amigos a aceitar o desafio e a trazer de volta esta moda. As regras para o primeiro Movember foram estabelecidas. Mas inspirados na mãe de um dos amigos, que estava a fazer uma campanha para angariar fundos para o Cancro da Mama, os jovens australianos decidiram que iam fazer o mesmo, mas para o Cancro da Próstata, e foram os primeiros a pertencer à comunidade “Mo Bros”.
A experiência correu tão bem, que em 2004 decidiram formalizar o conceito e fazê-lo crescer. Hoje é um movimento global que já envolveu mais de cinco milhões de pessoas.
Porquê colocar o foco na saúde masculina?
De acordo com a Movember Foundation, em média, os homens em todo o mundo morrem seis anos mais cedo do que as mulheres. A fundação também elucida que a má saúde mental tem atingido mais os homens do que as mulheres uma vez que três quartos dos suicídios são cometidos por homens. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 510.000 homens cometam suicídio a uma escala global, ou seja, um por minuto.
Além disso, o movimento quer também sensibilizar o sexo masculino para doenças como o cancro da próstata, uma vez que este é o segundo tipo de cancro que mais afeta os homens a nível global.
“Nós procuramos fazer uma contribuição global para que os homens desfrutem de vidas mais longas, felizes e saudáveis. Essa ambição orienta tudo o que fazemos. Ela é a força por trás das nossas campanhas, estratégias de financiamento e visão do futuro”, defende a Movember Foundation.
A fundação apela ainda à prática regular de exercício físico e ao hábito de se fazer rastreios com regularidade. Se quiser saber mais sobre o movimento em Portugal, clique aqui.
Comentários