O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recomendou ontem aos portugueses que tenham cuidados especiais na época de mais calor para prevenir afogamentos e queimaduras solares, entre outras situações.

Em comunicado ontem emitido, o INEM apela a que, junto a qualquer local com água, as crianças sejam atentamente vigiadas e recomenda a utilização de braçadeiras.

A instituição recomenda que não se mergulhe em locais desconhecidos e que se respeite as bandeiras e as indicações dos nadadores-salvadores.

Quanto às queimaduras solares, o INEM desaconselha a exposição solar entre as 11:30 e as 16:30 e recomenda uma exposição ao sol "gradual e progressiva", sublinhando que "a melhor proteção é a sombra e o vestuário". O protetor solar deve ter um índice de proteção superior a 20.

Os bebés e as crianças requerem cuidados redobrados, sendo que os bebés com menos de um ano "não devem ser expostos ao sol".

A ingestão de líquidos não alcoólicos é aconselhada para evitar a desidratação e o consumo de fruta fresca e de legumes é igualmente recomendado, uma vez que "ajudam a pele a defender-se melhor da radiação UV [ultra-violeta]".

O INEM deixa ainda alguns conselhos para os portugueses que passem férias fora de casa, nomeadamente a necessidade de inspecionar o local, identificando escadas, tomadas elétricas e produtos que possam representar riscos para as crianças.

Relativamente a intoxicações alimentares, "uma situação frequente", o INEM recomenda o consumo de alimentos frescos, a lavagem das mãos antes e depois de lidar com alimentos e o respeito pelos prazos de validade.

Em caso de intoxicação alimentar ou medicamentosa, ingestão de produtos tóxicos, contaminação da pele, picadas de animais ou inalação de fumos, deve contactar o Centro de Informação Antivenenos (CIAV), através do número 808 250 143, refere a instituição.

18 de junho de 2012

@Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.