A erradicação da defecação a céu aberto é um dos objetivos do milénio, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Kunwar Bai Yadav, uma idosa com 105 anos, luta por essa causa.

A mulher ficou famosa na Índia depois de ter vendido parte dos seus pertences para construir uma casa de banho pública ao lado da sua casa, em Kotabharri. A ação levou, no início do ano, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a deslocar-se à sua aldeia para expressar o seu apreço pelo trabalho de Kunwar Bai Yadav.

Na terça passada, Modi voltou a Dhamtari para declarar o distrito "livre" da defecação a céu aberto, escreve a BBC.

Mas como é que Dhamtari, que tem 800 mil habitantes, conseguiu mudar de hábitos? Todos respondem um só nome: Kunwar Bai Yadav.

Veja ainda: 15 doenças que ainda não têm cura

Leia também10 hábitos pouco higiénicos que todos temos

Há dois anos, o governo indiano lançou uma campanha para acabar com a defecação a céu aberto até 2019, data na qual se comemora os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi.

Estima-se que quase metade dos 1,25 mil milhões de indianos façam as suas necessidades em público pela falta de sanitários. Inversamente, as estatísticas mostram que os indianos têm mais acesso a telemóveis do que a casas de banho.

Em 2014, as autoridades pediram que as pessoas construíssem casas de banho comunitárias e enviou agentes sanitários às áreas mais remotas do país para falar sobre os seus benefícios. Até então, Kunwar Bai Yadav nunca tinha ouvido falar em casas de banho. Quando precisava de se aliviar, dirigia-se à floresta.

Kunwar Bai Yadav vendeu sete animais e construiu a sua casa de banho. Quatro pedreiros trabalharam durante 15 dias para construir a pequena casota, com um custo final de cerca de 300 euros. Numa questão de semanas, outras começaram a ser construídas e, em apenas um ano, todas as casas da vila passaram a ter casa de banho.