O 1.º Dia Nacional da Epilepsia, assinalado a 11 de Março, é celebrado, pela primeira vez em Portugal, com a iniciativa Tour da Epilepsia – 12 horas sobre carris, organizada pela EPI (Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia) e com o apoio da UCB, com partida no Cais de Santa Apolónia, em Lisboa. 

António Charrua, director-geral da UCB, afirma que “enquanto biofarmacêutica centramos a nossa atenção na melhoria da qualidade de vida das mais de 50 mil portugueses afectados pela Epilepsia em Portugal, através da investigação e do desenvolvimento de novas e inovadoras terapêuticas, mas também, esforçando-nos por promover o conhecimento sobre a doença e a sua correcta integração social.”

A Epilepsia, a disfunção mais comum do sistema nervoso, afecta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 50 mil pessoas em Portugal. A Tour da Epilepsia, iniciativa apadrinhada pelo futebolista Ruben Amorim, é uma viagem de comboio especial, durante 12 horas, com partida de Lisboa e escala nas cidades de Coimbra e Porto. Durante o percurso são dinamizadas a bordo palestras com médicos, pessoas com epilepsia e seus familiares.

Apesar do elevado número de doentes, ainda existe um grande tabu em torno da doença e até mesmo discriminação alimentada, especialmente, pela falta de conhecimento da população portuguesa. Cerca de 40% dos doentes portugueses ainda não se encontram completamente controlados com medicação ou ainda estão apenas semi-controlados, continuando a sofrer crises.

Para o Dr. Francisco Sales, Neurologista e da EPI, “esta iniciativa pretende relembrar e sensibilizar a população para a Epilepsia com o objectivo final de incentivar à desmistificação da doença e quebrar o estigma subjacente, a compreensão sobre a doença.”

O programa da Tour Epilepsia e mais informações sobre a iniciativa disponíveis em: http://www.epilepsia.pt.

11 de março de 2011

Fonte:  Hill & Knowlton Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.