A garrafa do futuro já existe! É que, mais do que um recipiente, acompanha o nosso consumo de água, recomenda metas personalizadas no smartphone e até brilha quando precisamos de beber mais. Água é vida, é um facto. Precisamos de ingerir, pelo menos, um litro e meio de água por dia e, nos dias mais quentes, aumentar para mais um litro, pois perdemo-los ao transpirar. A falta de água no organismo pode causar desidratação, problemas renais e infeções urinárias.

Mas com a correria do dia a dia esquecemos de hidratar-nos corretamente. A pensar nisso, um grupo de designers criou a garrafa Hidrate Spark, através de uma campanha no site Kickstarter que, em apenas um mês e meio, angariou 17 vezes mais o seu objetivo inicial de 35.000 dólares obtendo uma soma de 627,644 dólares. Mas como é que uma garrafa de água pode causar tanto entusiasmo? É que a HidrateSpark não é uma garrafa qualquer!

Sincronizada com uma aplicação, disponível para dispositivos com iOS e Android, monitoriza a quantidade de água ingerida, bem como nos motiva a beber mais água. Com luzes LED, a garrafa ilumina-se sempre que se esquecer de beber água, a bateria dura um ano, pode colocá-la na máquina de lavar louça... E, melhor, nunca a vai perder, pois a app avisa onde a garrafa está, caso não a encontre.

O objetivo final é simples. Atingir o nível perfeito de hidratação corporal! E, claro, a garrafa é linda, o que ajuda. E existe em várias cores! O único problema é que o preço, que ronda os 43 €, talvez seja algo elevado para quem não precise de tanta motivação e está sempre fora de stock, tal é a procura. Um estudo internacional realizado pela equipa do professor de urologia Michael S. Borofsky da Universidade do Minnesota elogia o produto.

«Muitas pessoas com pedras nos rins esquecem-se de beber água, apesar dos avisos dos médicos. Algumas porque não gostam do sabor e outras porque não gostam de passar a vida a ir à casa de banho», adverte o especialista, que acredita que o novo dispositivo tecnológico também pode ajudar homens e mulheres com maior propensão para infeções urinárias.

Texto: Joana Brito com Luis Batista Gonçalves (edição online)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.