Os trabalhadores fumadores produzem, em média, menos 10 por cento do que aqueles que não fumam, segundo um estudo do Conselho Nacional para a Prevenção do Tabagismo hoje divulgado.

O Conselho Nacional para a Prevenção do Tabagismo (CNPT), que estabeleceu uma relação entre o tabagismo e a produtividade profissional, indica também que um fumador faz, em média, 80 minutos de pausas diárias para fumar num dia de trabalho.

Tendo por base um estudo de observação que apurou o tempo correspondente às pausas diárias de um fumador, o CNPT concluiu que uma pessoa que fume um maço de tabaco por dia faz, em média, cerca de oito pausas de 10 minutos durante uma jornada diária de trabalho de oito horas, despendendo 80 minutos, o equivalente a mais de 10 por cento das horas de trabalho.

Um em cada quatro portugueses é fumador (2,5 milhões), que, em média, fumam 14 cigarros por dia, segundo o Eurobarómetro de 2010.

Os dados referem igualmente que o número de portugueses que pretende deixar de fumar tem vindo a aumentar sobretudo por motivos económicos, mas dos 32 por cento que tentou largar o vício nos últimos quatro anos, apenas cinco por cento o conseguiu fazer.

27 de março de 2012

@Lusa